Condições de operação do metrô de Brasília são preocupantes, diz Rollemberg
Preocupado com as condições precárias de funcionamento do Metrô-DF, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lamentou, nesta quinta-feira (24), que mesmo após o encerramento da greve dos metroviários de Brasília ontem, não houve avanços significativos quanto à segurança de passageiros e funcionários.
O parlamentar explicou que a falta de segurança dos passageiros devido ao pequeno número de guardas – apenas 139 em todo o sistema e distribuídos em quatro turnos de trabalho de oito horas cada – é um dos maiores problemas do metrô na capital federal. Ele mencionou também o alto custo do sistema de manutenção, que é muito oneroso aos cofres públicos por ser um dos poucos terceirizados no país.
– Para se ter uma idéia, somente em 2011 foram gastos mais de R$ 111 milhões na manutenção dos apenas 32 trens da frota. Se fizermos uma comparação com o metro do Rio de Janeiro, por exemplo, que tem mais de 100 trens e transporta muito mais passageiros, esses gastos representam pouco mais de R$ 31 milhões, ou seja, 250% mais baratos do que os custos de manutenção do metrô do Distrito Federal — explicou.
Na avaliação de Rollemberg, a solução está na realização de concurso para contratação de mais funcionários.
Seminário
Rollemberg ainda registrou a realização nesta quinta-feira (24), do seminário Caminhos para a Inovação pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O evento, informou, faz parte da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre em todo o Brasil, mobilizando quase 800 municípios, com a realização de mais de 30 mil eventos simultâneos em escolas, universidades e centros de pesquisa do país.
24/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro: São Paulo tem condições de participar da PPP do metrô
Rollemberg critica governo do DF por aumento da violência em Brasília
Rollemberg: Brasília completa 52 anos em estado de alerta
Rodrigo Rollemberg lamenta ‘situação de abandono’ de Brasília
Rodrigo Rollemberg saúda novo arcebispo de Brasília
Rodrigo Rollemberg aponta desigualdade social de Brasília