Congresso cria comissão para sistematizar projetos sobre saneamento básico



Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, criaram, nesta quarta-feira (24), uma comissão composta de cinco senadores e cinco deputados para sistematizar projetos sobre saneamento básico em tramitação nas duas Casas.

Os senadores que vão compor o grupo são: Fernando Bezerra (PTB-RN), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Tião Viana (PT-AC), Luiz Otávio (PMDB-PA) e César Borges (PFL-BA). Na Câmara, falta indicar um nome. Os quatro deputados já definidos são: Eduardo Sciarra (PFL-PR), Custódio Mattos (PSDB-MG), Julio Lopes (PP-RJ) e Maria do Carmo Lara (PT-MG).

De acordo com o senador César Borges, a comissão mista foi criada para unificar duas propostas de marco regulatório para o saneamento básico do país. A primeira, relatada por ele, tramita no Senado (PLS 155/05). A outra (PL 5.296/05), em tramitação na Câmara, tem como relator o deputado Júlio Lopes (PP-RJ).

Os dois projetos são antagônicos porque o primeiro, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), tem o apoio dos governos estaduais, enquanto o segundo, apresentado pelo governo federal, rompe com o sistema atual, baseado nas empresas estaduais, centralizando a política de saneamento pela criação do Sistema Nacional do Saneamento (Sinasa).

Segundo César Borges, os dois relatores querem superar as divergências dos dois projetos porque o marco regulatório é uma ferramenta importante para reverter a contínua queda de investimentos no saneamento no país.

24/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan e Aldo instalam comissão para sistematizar projetos de saneamento

Senado e Câmara vão criar comissão para sistematizar projetos sobre segurança pública

César Borges quer que Câmara e Senado analisem em conjunto projetos sobre saneamento básico

Infraestrutura apresenta projetos para atualizar marco regulatório do saneamento básico

CI vota projetos na área de saneamento básico

Crivella propõe restringir uso do FGTS a projetos de habitação e saneamento básico