Congresso precisa dar um basta ao uso abusivo de medidas provisórias, diz ACM



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) afirmou, nesta terça-feira (6), que as duas Casas do Congresso Nacional precisam andar em sintonia para darem um basta ao uso abusivo de medidas provisórias sobre matérias sem urgência ou relevância. O senador lamentou que já na primeira sessão deliberativa desta legislatura os parlamentares estejam sendo "assombrados pela presença de medidas provisórias trancando a pauta".

Antonio Carlos protestou contra a morosidade da tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, da proposta de emenda à Constituição (PEC 511/2006) que limita a edição de MPs. Apresentada em fevereiro do ano passado, a matéria, em sua opinião, "reflete o pensamento majoritário" da Casa e propõe "saídas para a avalanche de MPs".

Avalanche esta que, segundo o senador, impede que sejam votados projetos como os que foram propostos quando explodiram os episódios de violência no estado de São Paulo, no ano passado.

- Em tempo recorde - menos de uma semana - os membros da CCJ e, em seguida, deste Plenário, discutiram e votaram onze projetos importantíssimos tratando de segurança pública. Ainda em junho, todos os projetos foram encaminhados à Câmara dos Deputados. Para nossa perplexidade, desde então estão todos praticamente parados - disse Antonio Carlos.

O parlamentar frisou que "o Brasil precisa, mais do que nunca, firmar-se pelo seu Congresso Nacional".

Requerimentos

O senador Antonio Carlos Magalhães apresentou voto de congratulações à família Civita e ao Grupo Abril pelas comemorações do centenário de Victor Civita, fundador do grupo. Nascido em 1907, em Nova York, Victor Civita, nas palavras do senador, "foi italiano por toda a vida, mas, para nossa sorte, a partir 1950, também brasileiro". O empresário faleceu em 1984. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) também assinou o requerimento.

Antonio Carlos também apresentou voto de congratulações ao corpo diretivo, médico e funcional do Hospital Português da Bahia, pelo transcurso dos 150 anos daquela instituição.



06/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan conclama Legislativo a coibir uso abusivo de medidas provisórias

JEFFERSON PÉRES PROTESTA CONTRA USO ABUSIVO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS

CONGRESSO APROVA MEDIDAS PROVISÓRIAS

CONGRESSO VOTA 12 MEDIDAS PROVISÓRIAS

CONGRESSO VOTARÁ MEDIDAS PROVISÓRIAS

CONGRESSO VOTA MEDIDAS PROVISÓRIAS