Conselho analisa projeto que criminaliza exibição de cenas de nudez na TV



Em reunião nesta terça-feira (4), o Conselho de Comunicação Social (CCS) analisará relatório da conselheira Berenice Isabel Mendes Bezerra sobre o projeto (PLC 5040/01), de autoria do ex-deputado Severino Cavalcanti, que classifica como crime a exibição de cenas de nudez ou de relações sexuais em programas ou em anúncios veiculados por canais de TV aberta. Berenice é representante da categoria profissional dos artistas.

O infrator estará sujeito a pena de dois a cinco anos de reclusão e multa, diz o projeto. A apresentação do relatório está marcada para as 10h. O conselho promoverá ainda, às 11h, no Salão Nobre do Senado, o lançamento do livro Os Desafios da Comunicação Social no Brasil.

A obra é dedicada ao jornalista gaúcho Daniel Herz, ex-integrante do conselho, falecido no dia 30 de maio, aos 51 anos de idade, em Porto Alegre (RS). O livro é uma coletânea de artigos sobre as audiências públicas realizadas pelo órgão entre 2005 e abril deste ano.

Ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Daniel Herz foi o primeiro representante da entidade no CCS. Herz foi fundador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e atuou na elaboração e na regulamentação do projeto de Lei da TV a Cabo (Lei 8.977/95).



03/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho inicia discussão de parecer contrário a projeto que estabelece como crime cenas de nudez na TV

Conselho de Comunicação sugere rejeição de projeto que torna crime exibição de nudismo na TV

Conselho de Comunicação analisa projeto que regionaliza programação de rádio e TV

PROJETO DE BENEDITA PROÍBE CENAS CONSTRANGEDORAS DE MENORES NA MÍDIA

CE examina projeto que defende exibição de audiovisuais brasileiros

Projeto de Camata veda exibição de modelos anoréxicas