Conselho de Ética vota relatório que pede abertura de processo contra Luiz Otávio



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar vota nesta quinta-feira (25), às 9h, relatório elaborado pela senadora Heloísa Helena (PT-SE) sobre denúncias de envolvimento do senador Luiz Otávio (PPB-PA) no desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), repassadas pelo Banco do Brasil, em 1992, às empresas Ebal e Rodomar, para a construção de 13 balsas que nunca foram concluídas. Na época Luiz Otávio não era senador.

Em seu relatório a senadora Heloísa Helena aponta para jurisprudência no Supremo Tribunal Federal e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania que permite a abertura de processo em casos de crimes contra o sistema financeiro e de administração pública, mesmo se praticados antes do mandato parlamentar.

O relatório foi apresentado na semana passada, e teve pedido de vista apresentado pelo senador Jefferson Peres (PDT-AM).

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é presidido pelo senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) e tem o senador Geraldo Althoff (PFL-SC) como vice-presidente.

24/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética vota relatório sobre denúncias contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota relatório sobre acusações contra Luiz Otávio

Conselho arquiva pedido de abertura de processo contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota nesta quarta abertura de processo contra ACM e Arruda

Conselho aprova relatório de Saturnino e pede abertura de processo de cassação contra ACM e Arruda

Conselho de Ética aprova abertura de processo contra Jader