Conselho do Senado divulga nomes das homenageadas com Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz



A ex-deputada federal e médica Jandira Feghali; a Patrona do Feminismo Brasileiro, Rose Maria Muraro; a aeromoça "tia Alice"; a presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes, Maria dos Prazeres; e a médica geneticista Mayana Zatz receberão no dia 11 de março o Prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Elas foram as escolhidas da lista de 75 mulheres indicadas para a edição de 2008 da premiação que todo ano condecora mulheres que se destacaram pelo seu trabalho em prol dos direitos da mulher e questões de gênero em diversas profissões.

A premiação é coordenada pelo Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que fica responsável pela avaliação dos currículos das candidatas ao prêmio. Integrado por oito senadores, esse colegiado é presidido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e tem como vice-presidente o senador Inácio Arruda (PC do B-CE). Para a entrega dos prêmios o Senado realiza uma sessão especial que também se destina às homenagens ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março.

Premiadas

Jandira Feghali - Médica clínica geral e fundadora da União Brasileira de Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, Jandira iniciou sua vida pública como sindicalista. Exerceu os mandatos de deputada estadual (1987 a 1991) e federal (1991 a 2006) e atualmente é titular da secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, no município de Niterói (RJ). No Congresso, entre outras atividades, atuou com a bancada suprapartidária de mulheres parlamentares em defesa da saúde, a favor dos direitos humanos e contra a discriminação das mulheres.

Rose Marie Gevara Muraro - Formada em física pela antiga Universidade do Brasil, desde jovem, colaborou com artigos para jornais e atuou na área editorial. Em 1966, escreveu seu primeiro livro, Mulher na Construção do Mundo Futuro, que vendeu 10 mil exemplares em três meses. Na Editora Vozes, onde passou a trabalhar, publicou outras obras, além de fazer palestras abordando o tema da libertação sexual da mulher. Foi membro e fundadora do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Na década de 80, a feminista foi desligada da Vozes, por ordem do Vaticano, por causa da repercussão do livro que escreveu, em parceria com diversos teólogos - Sexualidade, Libertação e Fé: Por Uma Erótica Cristã. Desde 2 de janeiro de 2006, de acordo com publicação no Diário Oficial da União, é Patrona do Feminismo Brasileiro (Lei 11.261/06).

Alice Editha Klausz - "Tia Alice", como é conhecida essa gaúcha de Porto Alegre, formou-se no primeiro grupo de aeromoças da Varig, em 1954 e empresta sua experiência profissional como voluntária do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar), tendo, aos 79 anos, completado seu 125º vôo à Antártica. Graduada em Direito e Biblioteconomia, ela aposentou-se em 1989. Sua atuação firme e decidida foi fundamental para introdução de mudanças no serviço de bordo e no atendimento aos tripulantes e passageiros das missões antárticas. Nos 35 anos que serviu à Varig foi chefe de cabine e diretora da Escola de Comissários, tendo sido responsável pela formação de mais de quatro mil comissários.

Maria dos Prazeres de Souza - Nordestina de família humilde, Maria dos Prazeres vai receber o prêmio pelo trabalho que realiza como presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes e, antes disso, por sua atuação como parteira, que já registra mais de cinco mil partos sem nenhum óbito. Prática de início, Maria dos Prazeres aperfeiçoou-se com a conclusão de vários cursos na área. Foi uma das idealizadoras do projeto Comadre, executado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, que tinha como finalidade orientar as mulheres sobre a necessidade do pré-natal, do aleitamento materno e de outros cuidados antes e na hora do parto.

Mayana Zatz - Professora titular de genética humana e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Mayana é membro titular de três academias de ciências: a Brasileira; a do Estado de São Paulo; e a Academia do Terceiro Mundo (Third World Academy Of Sciences). Além disso, é membro do Human Genome Organization (Hugo) - Projeto Internacional Genoma Humano - e presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim).



15/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz será instalado nesta quarta

Conselho escolhe as cinco candidatas que receberão o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Senado aprova criação do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Senado abre inscrições para o prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2009

Senado prorroga prazo para inscrições de candidatas ao Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz

Senado divulga nomes das vencedoras do Diploma Bertha Lutz