Conselhos de administração de estatais passam a ter participação de empregados
O Senado aprovou nesta quinta-feira (15), em votação simbólica, projeto de lei da Câmara (PLC 61/10) que garante aos empregados de estatais participação em seus conselhos de administração.
O projeto abrange empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A proposta vai à sanção presidencial.
A relatora da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Ideli Salvatti (PT-SC), apresentou parecer pela aprovação. A senadora justificou a medida dizendo que a Lei das Sociedades por Ações (Lei 10.303/01) criou a possibilidade de participação de representantes de empregados nos conselhos de administração das sociedades anônimas.
Ideli observou que a proposta pretende viabilizar a aplicação dessa prescrição no âmbito das empresas públicas e sociedades de economia mista e outras estatais sob controle acionário da União.
- A proposta é necessária e vem em boa hora - assinalou Ideli, que a considera "equilibrada e satisfatória".
Para a senadora, a regulamentação de sua implementação no âmbito de empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas com participação de capital da União também está de acordo com o artigo 11 da Constituição.
15/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sancionada participação de empregados em conselhos de administração de estatais
CAE aprova cotas para participação de mulheres em conselhos de estatais
Participação de empregados em conselhos de empresas públicas pode ser regulada em lei
CAS discute participação de mulheres em conselhos de administração
Arthur Virgílio quer regularizar situação de empregados de estatais cedidos à União
Rejeitada emenda que transformaria em servidores públicos empregados de estatais cedidos ao governo