Sancionada participação de empregados em conselhos de administração de estatais
A três dias do final de seu mandato, no dia 28 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei da Câmara (PLC) 61/10, originando a Lei 12.353/10, que garante aos empregados de estatais participação em seus conselhos de administração.
O projeto abrange empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
A proposta foi aprovada no Senado no dia 15 de dezembro. Na ocasião, a relatora da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a então senadora Ideli Salvatti (PT-SC) lembrou que a medida já era prevista pela Lei 10.303/01, que modificou a Lei das S/A (Lei 6.404/76).
Para Ideli, a regulamentação da lei no âmbito de empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas com participação de capital da União também está de acordo com o artigo 11 da Constituição.
05/01/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselhos de administração de estatais passam a ter participação de empregados
CAE aprova cotas para participação de mulheres em conselhos de estatais
Participação de empregados em conselhos de empresas públicas pode ser regulada em lei
CAS discute participação de mulheres em conselhos de administração
Arthur Virgílio quer regularizar situação de empregados de estatais cedidos à União
Rejeitada emenda que transformaria em servidores públicos empregados de estatais cedidos ao governo