Consolidação das leis da Cultura está pronta para votação



O projeto de lei (PLS 188/09) que consolida a legislação da área cultural, de autoria do senador Augusto Botelho (PT-RR), está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A proposta tem voto favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que apresentou seis emendas à matéria.

O projeto tem 261 artigos e reúne toda a legislação sobre cultura existente até o momento de sua proposição, feita em 12 de maio do ano passado. Entre as 23 leis incluídas destacam-se o Decreto-Lei 25, de 1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional; a Lei 3.924, de 1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos; a Lei 11.904, de 2009, que institui o Estatuto de Museus; a Lei 10.753, de 2003; que institui a Política Nacional do Livro; os artigos 1º a 61 da Medida Provisória 2.228-1, de 2001, que estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema e cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), entre outras coisas; e a Lei 8.313, de 1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

O relator destaca a "valiosa contribuição" do autor para as políticas culturais do país, ao propor uma consolidação das leis do setor. Cristovam Buarque cita, entre as justificações de Augusto Botelho, o argumento segundo o qual a consolidação das leis "contribuirá para o aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas de cultura no Brasil".

O relator argumenta que o emaranhado jurídico brasileiro atrapalha o cumprimento integral das leis. "Dificilmente o cidadão comum localiza, de pronto, aquilo que procura em uma lei. Quase sempre um diploma remete a outro, que, por sua vez faz referência a um terceiro, e assim por diante", argumenta Cristovam Buarque. Ele ressalva que a legislação cultural, felizmente, não tem um número de normas muito grande nem se estende por muitas áreas. "Mas, ainda assim, os sucessivos ajustes dos últimos anos acabaram por criar o efeito que descrevemos acima, ou seja, o das múltiplas fontes para se entender um único dispositivo", acrescentou.

Cristovam Buarque reconhece "o zelo com que o autor tratou do assunto", mas apresentou emendas para sanar algumas lacunas que encontrou. As emendas destinam-se a acrescentar trechos de algumas leis esquecidos na proposta.



01/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova consolidação das leis sobre cultura

Proposta de segurança em boates está pronta para votação

Regulamentação de MPs está pronta para ser colocada em votação na Câmara

PEC que acaba com voto secreto está pronta para votação em Plenário

Proposta sobre inelegibilidades está pronta para votação em Plenário

NOVA LEI DE COMBATE ÀS DROGAS ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO