Convidados enaltecem papel da UFRRJ
Vários convidados participaram da sessão especial promovida pelo Senado para celebrar o centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entre eles, estiveram presentes pesquisadores, políticos e representantes de instituições de ensino superior. Todos enalteceram o papel da instituição no desenvolvimento da educação.
Para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, a comemoração do centenário da UFRRJ é uma justa homenagem a uma instituição da qual participam todos os estados brasileiros, além de outros países latinos e americanos.
Referência
O pesquisador José Roberto Peres, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lembrou que a Universidade Federal Rural também é referência nacional e internacional em integração de ensino, pesquisa e extensão. Ele informou que a primeira grande parceira da Universidade foi a Embrapa. Disse também que hoje a universidade é fundamental para que a instituição possa continuar avançando na ampliação de conhecimento na área de pesquisa aplicada.
- Essa simbiose é fundamental - afirmou o representante da Embrapa.
Avanço
Já o deputado estadual pelo Rio de Janeiro Zaqueu Teixeira assinalou que a Universidade Rural é um legado que o Rio de Janeiro, quando Capital da República, deixou ao país, como exemplo do que deve ser uma universidade pública.
- É importante frisarmos esse avanço que a Rural representa para o país e principalmente para o nosso estado - ressaltou o deputado.
Depoimento
Ex-aluno da UFRRJ, o 2º suplente do senador José Sarney (PMDB-AP), José Nova da Costa, fez questão de subir à tribuna para lembrar a história da universidade. Ele disse que veio à sessão de homenagem para mostrar o amor que tem por aquela escola, lembrar dos antigos colegas e conhecer a nova geração.
Fortalecimento das universidades
Já o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, pediu que se faça um esforço nacional pela sustentabilidade da universidade pública. Ele destacou iniciativas nesse sentido, como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e defendeu o lançamento das "balizas da sustentabilidade" que ultrapassem os limites de mandatos dos governantes.
Sousa Júnior disse que o país não dará seu "salto de potência", nem será ator relevante no processo internacional, se não der um apoio forte à educação e à universidade pública.
09/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Convidados defendem fortalecimento do papel dos municípios na defesa civil
Parlamentares e convidados para sessão comemorativa destacam papel da Constituição
Senadores enaltecem esforço de reconstrução de Angola
Senadores enaltecem trabalho de Marina Silva e pregam ampliação dos direitos das mulheres
Começa sessão para comemorar o centenário da UFRRJ
Aterro sanitário junto a campus da UFRRJ vira alvo de críticas