Senadores enaltecem trabalho de Marina Silva e pregam ampliação dos direitos das mulheres



 Durante a audiência pública com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, realizada nesta quinta-feira (8) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu uma ampla reforma política e eleitoral que garanta às mulheres trabalhadoras melhores oportunidades para que possam ocupar mais espaço no cenário político brasileiro.

Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) observou que o binômio Meio Ambiente e Educação já domina a consciência das pessoas e dos governos mais esclarecidos. E defendeu o sistema de cotas, encarado por ele como um forte instrumento para que o país possa pagar a dívida para com a população negra brasileira.

O senador Válter Pereira (PMDB-MS) enalteceu o trabalho de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente, afirmando que ela sempre lutou contra grupos de pressão que, conforme ressaltou, apenas desejam o desenvolvimento, em detrimento da vida. Para o senador, a continuidade de Marina Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente "representa o desenvolvimento sustentado". E disse que a ministra deveria ser escolhida "a mulher do ano".

No entender do senador José Nery (PSOL-PA), a presença de Marina Silva no governo "representa a continuidade da luta em prol da promoção da igualdade das mulheres". Já o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) salientou que a ministra Marina Silva vem desenvolvendo "um extraordinário trabalho" no combate ao desmatamento, reconhecido, conforme observou, pelo mundo todo. E fez votos para que o Brasil encontre uma fórmula capaz de obter o crescimento sustentável. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também enalteceu o trabalho da ministra.

Participou igualmente da reunião a ministra Matilde Ribeiro, secretária especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial. Ela disse que a violência contra a mulher só poderá ser combatida com rigor por meio de ações articuladas entre o governo, o Poder Legislativo e a sociedade como um todo. Mas observou que, nos últimos anos, as mulheres já conquistaram vários direitos no sentido de buscar a igualdade .

08/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva participa de audiência pública sobre violência e direitos humanos

Senadores saúdam Marina Silva por premiação internacional

Ministras pedem no Senado ampliação dos direitos das mulheres

Marina Silva diz que senadores acusados praticaram dois ilícitos

Senadores homenageiam Sibá Machado, que deixa o Senado com o retorno de Marina Silva

Senadores dão boas-vindas a Marina Silva, que deixa o Ministério do Meio Ambiente