Senadores enaltecem esforço de reconstrução de Angola



Durante o encontro nesta segunda-feira (19) com os parlamentares que integram, na Assembléia Nacional de Angola, a Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, presidida pelo deputado Domingos Manuel Njinga, e com os parlamentares da Comissão de Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna, deputado Domingo Francisco Tula, os senadores brasileiros que fazem visita oficial à África elogiaram o processo de reconstrução de Angola. O país, que se tornou independente de Portugal em 1975, esteve em guerra civil durante quase três décadas, tendo sido pacificado apenas em 2002.

- Tocou-me muito o fato de os angolanos estarem trabalhando na infra-estrutura do país, no saneamento básico, na construção de estradas. Muitos países estão investindo aqui e esperamos que isso seja duradouro - disse o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro.

Além de Heráclito Fortes, integram a delegação brasileira os senadores João Pedro (PT-AM), José Nery (PSOL-PA) e Marconi Perillo (PSDB-GO).

Durante a reunião, os senadores, a pedido dos deputados angolanos, explicaram o funcionamento do sistema político brasileiro. Também foram feitas sugestões para ajudar a resolver alguns dos problemas mais graves do país. Marconi Perillo sugeriu que os angolanos buscassem um convênio com a Rede Sarah de hospitais, que atua no Brasil, especializada na reabilitação de pessoas com problemas no aparelho locomotor. De acordo com o senador, isso poderia ajudar os angolanos que tiveram partes do corpo amputadas por minas instaladas durante a guerra civil. Também foram sugeridas parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o intuito de melhorar a produtividade agrícola e incentivar as pequenas empresas angolanas.



19/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Produtora de petróleo, Angola tenta acelerar a reconstrução do país após a longa guerra civil

Senadores enaltecem trabalho de Marina Silva e pregam ampliação dos direitos das mulheres

Senadores brasileiros vão se encontrar com empresários e com autoridades em Angola

Senadores analisam indicações para embaixadas em Angola, Reino Unido e Equador

Senadores vão recorrer a Dilma para viabilizar reconstrução da BR 319

Convidados enaltecem papel da UFRRJ