COP 17 começa na África do Sul e busca avançar na renovação do Protocolo de Quioto



Começou nesta segunda-feira (28), em Durban, na África do Sul, a 17ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 17). O evento prossegue até 9 de dezembro, no International Convention Centre (ICC) e no Durban Exhibition Centre (DEC). A última reunião do gênero foi realizada em Cancún, no México, em 2010. 

O negociador brasileiro enviado a Durban é o embaixador André Corrêa do Lago. O objetivo das discussões é buscar avançar, de forma equilibrada, na implementação da Convenção e do Protocolo de Quioto (adotado em 1997, durante conferência na cidade japonesa de mesmo nome); bem como no Plano de Ação de Bali, que foi acordado na COP 13, em 2007; além dos Acordos de Cancun, alcançados durante a COP 16, em dezembro passado.

Mais de 20 mil delegados e observadores de quase 200 países, organizações internacionais e representantes da sociedade civil tentarão estabelecer um novo acordo global para redução dos gases causadores do efeito estufa, já que o Protocolo de Quioto expira em 2012.  

Esse protocolo é considerado atualmente, pelos especialistas em meio ambiente, como o único acordo climático consistente, em que a maioria dos países desenvolvidos se compromete a ter metas de redução das emissões, com exceção dos Estados Unidos, que nunca ratificaram o acordo. 

Na abertura da reunião, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, agradeceu à ONU pela "confiança na capacidade da África para abrigar esta conferência".

Outro ponto da agenda prevista é a normatização do funcionamento do “fundo verde”, mecanismo de financiamento de ações de redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas nos países pobres. Uma das propostas é de que sejam alocados US$ 100 bilhões por ano no fundo até 2020. No entanto, ainda não há definição sobre quais países devem pagar esses recursos e quais devem recebê-los. 

Analistas prevêm dificuldades na criação do fundo, já que os países desenvolvidos, que poderiam ajudar com recursos, enfrentam no momento uma grave crise financeira. 

Brasil cria site oficial sobre conferência 

O governo brasileiro lançou, nesta segunda-feira, um novo website dedicado à participação brasileira na conferência. 

O site está disponível em inglês e espanhol e apresenta informações diárias sobre o evento assim como a posição brasileira adotada nas negociações e também as ações nacionais de voltadas à redução de emissão de gases de efeito estufa e também à adaptação às mudanças do clima.  

Os interessados podem também acompanhar notícias sobre o Brasil na COP 17 pelo Twitter e Facebook

Fonte:

Portal Planalto
Rádio Vaticano
Itamaraty
Site oficial da COP 17

 



28/11/2011 21:18


Artigos Relacionados


Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto

Brasil defende aprovação do segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto

Conferência em Durban prioriza compromissos para cumprir Protocolo de Quioto

Brasil quer adoção de compromissos obrigatórios para segunda etapa do Protocolo de Quioto

País quer acordo global para reduzir emissões a partir de 2020 e prorrogação do Protocolo de Quioto