COUTINHO JORGE COBRA MUDANÇAS EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO
O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) dirigiu hoje (dia 20) apelo ao presidente da República e ao ministro do Planejamento, Antônio Kandir, para que revejam o gerenciamento de programas destinados ao financiamento de moradias para as famílias de baixa renda. Em sua opinião, a Caixa Econômica Federal (CEF) não está devidamente estruturada para gerenciar projetos como o Habitar-Brasil, pois, a seu ver, falta a ela a agilidade e a visão social necessária a implementação desses programas.
Conforme o senador, o programa Habitar-Brasil, com recursos da ordem de R$ 227 milhões oriundos do Orçamento Geral da União, "poderá fazer uma revolução" no setor, já que visa atender famílias com renda de até três salários mínimos. Coutinho Jorge ressalvou, entretanto, que os cidadãos mais humildes poderão esbarrar nas exigências burocráticas impostas pela CEF, que, "lamentavelmente, em relação ao programa da carta de crédito, não está agindo como um banco social".
- Devemos reconhecer que está havendo um grande avanço na saúde, na educação e em diversos setores. Mas, na área social, o governo não pode permitir que se repita o que aconteceu com o Plano Plurianual de 1996, quando apenas cumpriu cerca de 30% do que estava planejado. O déficit atual exige uma implementação efetiva e eficiente de todos os programas habitacionais, para que o governo atinja 100% das metas previstas para 1997 e 1998 - frisou.
20/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM ELOGIA ATUAÇÃO DE COUTINHO JORGE
COUTINHO JORGE DIZ QUE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO TEM EQUÍVOCOS
COUTINHO JORGE DEFENDE CUMPRIMENTO DO ORÇAMENTO
COUTINHO JORGE DESTACA ENCONTRO EM SÃO PAULO
COUTINHO JORGE DESTACA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
COUTINHO JORGE DEFENDE TRANSIÇÃO NA DESINDEXAÇÃO