COUTINHO JORGE DIZ QUE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO TEM EQUÍVOCOS
O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) afirmou hoje (dia 29), na quarta reunião regional da Comissão Mista do Orçamento, que no âmbito do Legislativo as propostas do Executivo para o Orçamento da União têm sido submetidas a correções que aprimoram as peças originais. A seu ver, os maiores problemas orçamentários estão concentrados na execução, de responsabilidade do governo federal, que seria eivada de sérios equívocos, cometidos por todos os governos, indistintamente.
A principal dificuldade destacada pelo senador é o fato de as liberações de recursos federais serem concentradas no segundo semestre, em muitos casos, praticamente no final do ano. Desse modo, a média nacional de execução do Orçamento de 1997 atingiu apenas 9%, sendo que, para o Pará, foram liberados apenas 3% dos recursos autorizados, assinalou.
Coutinho Jorge ressaltou que a bancada federal paraense tem anualmente se unido em torno da definição das dez emendas prioritárias a que tem direito, pelas regras da comissão mista. Ele anunciou que amanhã (dia 30), em Brasília, a referida bancada reúne-se para fixar as prioridades a serem defendidas no Orçamento para 1998. No ano passado, disse, as emendas coletivas paraenses foram feitas em favor de rodovias, hidrovias, portos e energia.
- Se os recursos tivessem sido aplicados em tempo hábil, muito se teria mudado no estado - acrescentou
AMAPÁ
O governador do Amapá, João Capiberibe, afirmou hoje (dia 29), durante a reunião regional da Comissão Mista de Orçamento, que, frente ao processo de globalização em curso, o fato de os estados nortistas serem fronteiriços "acabou revelando-se uma vantagem".
Ao dar o exemplo do Amapá, que estabeleceu acordos de cooperação com a Guiana e, através desta, terá acesso ao mercado francês e europeu, o governador sugeriu que as bancadas amazônicas definam como prioritárias as demandas orçamentárias dirigidas para implementar a conexão direta do Norte com os mercados internacionais.29/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
COUTINHO JORGE CRITICA RELATÓRIO DA EXECUÇÃO DO PLANO PURIANUAL
COUTINHO JORGE DEFENDE CUMPRIMENTO DO ORÇAMENTO
CMO ACOLHE SUGESTÕES DE COUTINHO PARA MELHOR ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DO PPA
ACM ELOGIA ATUAÇÃO DE COUTINHO JORGE
COUTINHO JORGE DESTACA ENCONTRO EM SÃO PAULO
COUTINHO JORGE DESTACA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA