COUTINHO JORGE: METAS DO INCRA PARA SUL DO PARÁ JÁ FORAM SUPERADAS



O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) disse hoje (dia 10) que as metas do governo para 1997 na área de reforma agrária já foram ultrapassadas em outubro, particularmente numa das regiões de maior ocorrência de conflitos, o sul do Pará. As metas previam o assentamento de 10 mil famílias na região e, conforme anunciou o presidente do Incra, Milton Seligman, na última sexta-feira (dia 7), quase 11 mil famílias já foram assentadas, acrescentou.

Ele observou que o governo não contingenciou os recursos destinados à reforma agrária e essa "sensibilidade para os problemas mais graves do país" também orienta o pacote de medidas de ajuste fiscal divulgado hoje.

Para Coutinho Jorge, houve uma aceleração do processo de reforma agrária no Pará após a criação da Superintendência Especial do Incra para o sul do estado, que desenvolveu parcerias com as prefeituras de 40 municípios da região para a definição, em cada um deles, de que famílias sem terraseriam assentadas.

O senador destacou a importância do assentamento de 11 mil famílias no Pará comparando-o aos números alcançados pelo programa de reforma agrária em outros governos. Assim, entre 1964 e 1984, foram assentadas 77 mil famílias; entre 85 e 89, 83 mil; entre 90 e 92, 42 mil; entre 93 e 94, 14 mil. Já em 1995, foram assentadas 42 mil famílias e, em 96, 62 mil.

Coutinho Jorge salientou que foi fundamental, para garantir a aceleração do processo no Pará, a redução do intervalo de tempo entre o ajuizamento e a imissão de posse.



10/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


COUTINHO JORGE DIZ QUE A VALE NÃO PODE ABANDONAR O PARÁ

COUTINHO JORGE DEIXA O SENADO PARA SER CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO PARÁ

COUTINHO JORGE DEFENDE LIMITE PARA EMISSÃO DE GASES

COUTINHO JORGE INSISTE EM GARANTIA MÍNIMA PARA SALÁRIO

PARA COUTINHO JORGE, BRASIL PRECISA CORRIGIR SUA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

Metas do Plano Brasil Sem Miséria para 2011 foram cumpridas