CPI constata ligações entre casas de bingo, crime organizado e lavagem de dinheiro



Há várias conexões entre as casas de bingo, a prática de lavagem de dinheiro e as atividades do crime organizado, envolvendo bicheiros, contrabandistas e a máfia italiana. Essa é uma das conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, expressa em seu relatório final, apresentado nesta quinta-feira (8).

De acordo com o documento final da CPI, as máquinas eletrônicas programadas (MEPs) de jogos de azar como videopôquer, videobingo e caça-níqueis são trazidas ilegalmente para o país, já que sua importação é proibida. Graças às deficiências de fiscalização nos portos, tais máquinas são contrabandeadas para o país e instaladas em bingos que funcionam clandestinamente ou baseadas em liminares e também em estabelecimentos comerciais diversos. A Polícia Federal e o Ministério Público teriam constatado a vinculação dos bingos com o contrabando das máquinas, que seria explorado principalmente por espanhóis e italianos.

Além do contrabando, empresários do setor também participariam de esquemas de lavagem de dinheiro. Segundo o relatório, investigações do Ministério Público concluíram que criminosos comprariam, em conluio com os bingueiros, bilhetes premiados com o intuito de justificar ganhos ilícitos. Os próprios bingos poderiam lavar dinheiro registrando acima do correto os valores dos prêmios pagos, com a anuência do ganhador.

Sonegação de impostos é outro crime que poderia, de acordo com o relatório, ser imputado às casas de bingo. Elas não comprovariam devidamente nem a quantidade nem o valor correto dos jogos realizados, não recolhendo os tributos com os valores devidos.

O bingos também teriam vinculações com o jogo do bicho. Muitos desses estabelecimentos pertenceriam a bicheiros - que os usariam para lavagem de dinheiro - ou pagariam a eles um pedágio para a "autorização" do seu funcionamento em determinada área.

08/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casas de bingo não praticam lavagem de dinheiro, garante presidente da Febrabingo

Subcomissão discute o crime organizado e a lavagem de dinheiro

CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO EM DISCUSSÃO NA CCJ AMANHÃ (DIA10)

Lei mais rígida para crime de lavagem de dinheiro passa na CCJ

Valadares tem projeto que aperfeiçoa legislação contra crime de lavagem de dinheiro

Proposta de punição mais rigorosa por crime de 'lavagem de dinheiro' volta ao Senado