CPI da Exploração Sexual debate legislação com parlamentares da Argentina e do Paraguai
Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes se encontraram, nesta quinta-feira (9), em Foz do Iguaçu (PR), com parlamentares da Argentina e do Paraguai. A presidente da CPI, senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), acompanhada da relatora, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), debateu possíveis mudanças na legislação adotada pelos países vizinhos para combater o crime.
- Este é nosso primeiro encontro. A partir de agora teremos laços mais próximos com esses países, nossos vizinhos, o que nos ajudará a construir uma legislação que seja capaz de enfrentar a impunidade nos crimes ligados à exploração sexual - disse a senadora à Rádio Senado.
Para a representante do Ceará, é preciso unificar as estratégias de combate a este tipo de violência, e isto passa por um aperfeiçoamento da legislação do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Patrícia lembrou que um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 3,5 mil crianças e adolescentes sejam vítimas do tráfico e exploração sexual na tríplice fronteira.
Em Foz do Iguaçu, os parlamentares que integram a CPI também participaram do lançamento de uma campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de menores. A campanha, apoiada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu e pela rede de hotéis da região fronteiriça, foi saudada por Patrícia Saboya.
A CPI também tomou, em audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade, depoimentos relacionados a denúncias de tráfico de meninas e exploração sexual nas boates de Foz do Iguaçu. A CPI já realizou diligências em 13 cidades brasileiras.
09/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares continuarão acompanhando investigações sobre exploração sexual de crianças
Parlamentares buscam parceria com o Unicef na luta contra a exploração sexual de menores
Exploração sexual, conflitos de terra e emigração ilegal também foram investigados pelos parlamentares
Fortaleza debate exploração sexual de crianças
CPI da Exploração Sexual coloca em debate prostituição no Acre
CDH debate exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças