Parlamentares buscam parceria com o Unicef na luta contra a exploração sexual de menores



Após entregar à diretora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Carol Bellamy, o relatório com as conclusões a que chegou a CPI que investigou a exploração sexual de crianças e adolescentes, a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) manifestou nesta terça-feira (9) sua confiança em uma parceria com a instituição. Além da senadora, que presidiu a comissão, estavam presentes ao encontro na Biblioteca Acadêmico Luiz Vianna Filho, do Senado Federal, Marie-Pierre Poirier, a nova representante do Unicef no Brasil, e as seguintes integrantes da CPI: senadora  Fátima Cleide (PT-RO) e deputadas Ann Pontes (PMDB-PA) e Thelma de Oliveira (PSDB-MT).

- Essa parceria é fundamental - avaliou Patrícia Saboya  após o encontro em que CarolBellamy elogiou os trabalhos da comissão e disse apoiar o Congresso na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A diretora do Unicef afirmou também que o tema não pode "ficar embaixo do tapete" e que é essencial estabelecer estratégias de comunicação e de debate público.

Patrícia Saboya relatou que há dois anos faz investigações profundas relativas à exploração sexual e que sempre teve o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

- Ele declarou que iria enfrentar essa questão como  prioridade - afirmou a senadora, apontando que foi a partir daí que a CPI se fortaleceu, tendo visitado 22 estados e recebido 850 denúncias de redes de exploração sexual e abusos durante as investigações.

Segundo a senadora, o que mais a surpreendeu foram as pessoas "acima de qualquer suspeita" que estavam envolvidas nesses casos.

- Foi preciso muita determinação para dar continuidade a essa CPI, que resultou no indiciamento de mais de 250 pessoas - disse.



09/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alterações legislativas buscam coibir exploração sexual de menores

Serys destaca trabalho de CPI contra exploração sexual de menores

Assembléia institui Dia Estadual de Luta contra a Violência e Exploração Sexual

Patrícia Gomes quer maior participação do Senado na luta contra a exploração sexual infantil

CPI da Exploração Sexual repassa conclusões para diretora do Unicef

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES