CPI: depoente diz que não sabia que moça era menor de idade



Durante a reunião desta quarta-feira (22) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista que investiga casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, o depoente Luiz Otávio da Anunciação, assistente do campeão mundial de atletismo Zequinha Barbosa, reconheceu seu envolvimento com duas garotas de programa, especialmente com uma delas (nenhuma foi identificada), com quem acabou -namorando-, mas garantiu não saber que ambas eram menores de idade.

Segundo a relatora da CPI, deputada Maria do Rosário (PT-RS), a moça com quem Luiz teve maior envolvimento tinha 13 anos na época. Ela confirmou que o depoimento de Luiz Otávio coincidiu com os dados que já haviam sido apurados pela CPI e também com os depoimentos das vítimas.

Luiz Otávio, que tem 40 anos, afirmou que pretendia contar toda a história sem nada esconder e garantiu que relataria a verdade. De acordo com o depoimento, tanto ele quanto Zequinha Barbosa se envolveram com as moças. Ele afirmou que, em sua opinião, -quem deveria ir para a cadeia era a mãe da moça com quem ele namorou, porque a mãe sabia de tudo e não se importava nem protegia os irmãos mais novos da menina, de nove e dez anos, de ver, por exemplo, fotos da moça com conotação sexual-. Os encontros entre Luiz Otávio, Zequinha e as moças aconteceram em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Com riqueza de detalhes, o assessor contou sobre seu relacionamento e de Zequinha Barbosa com as garotas de programa e, muito abalado, assegurou que as moças disseram ter mais de 18 anos. Ele disse que -passou mal- quando soube pela TV que se tratava de adolescentes.

O assessor confirmou também ter feito fotos das moças. As fotos foram apreendidas pela polícia na sede do Instituto Zequinha Barbosa. Luiz Otávio da Anunciação e Zequinha Barbosa mantêm um instituto na capital do estado, que atende atualmente 120 menores e objetiva incentivar crianças dos 7 aos 14 anos a praticar esportes.

A presidente da CPI, senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), informou que se não comparecerem novamente à comissão os depoentes Zequinha Barbosa - que faltou pela segunda vez - e Genilza Marreiro de Freitas, também acusada de envolvimento no esquema, cujas presenças eram esperadas nesta quarta, serão submetidos às penas previstas na legislação.



22/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO QUER REDUZIR IDADE MÍNIMA PARA MENOR TRABALHADOR

Demostenes quer proibir saída do país de jogador de futebol menor de idade

Governo poderá ajudar família pobre que tenha menor de idade com câncer ou Aids

Suplicy lê ofício da governadora do Pará sobre prisão de moça em cela com homens

Bargas diz que "nada sabia de dossiê"

Brasil e Argentina avançam no projeto Sabia-Mar