CPI do Banestado aprova requerimentos de quebra de sigilo



Em sua reunião administrativa desta quinta-feira, a CPI do Banestado aprovou 29 requerimentos de quebras de sigilo fiscal, bancário e telefônico, de convocação de pessoas para prestar depoimento e de requisição de documentos. Com somente dois requerimentos aprovados, de autoria do relator, deputado José Mentor (PT-SP), foram quebrados os sigilos telefônico, fiscal e bancário de 152 empresas e 148 pessoas físicas. São empresas e pessoas que teriam utilizados serviços prestados pela empresa Beacon Hill, fechada em fevereiro deste ano por suspeita de participar da evasão de divisas do Brasil e de lavagem de dinheiro.

Por outro requerimento aprovado, este de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a CPI do Banestado quebrará o sigilo bancário de 23 pessoas físicas e jurídicas que teriam recebido, em suas contas bancárias, dinheiro oriundo de superfaturamento de obras públicas e remetidos ao exterior por meio das chamadas contas CC-5.

Do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), a CPI aprovou, entre outros, requerimento solicitando ao Banco Central cópia de todos os processos instaurados para apurar possíveis irregularidades cambiais praticadas pelo Banco de Boston, no período de 1999 a 2002.

O objetivo é apurar se houve evasão de divisas nas operações que o banco teria montado com sua matriz nos Estados Unidos para fabricar um prejuízo de US$ 243 milhões com a alegação de tratar-se de hedge (operação que as empresas adotam para se resguardar de flutuações de preços) de empréstimos tomados no exterior e de financiamentos de importação.



30/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUERIMENTOS NÃO OBRIGAM A QUEBRA DE SIGILO

CPI vota requerimentos de audiências e quebra de sigilo do Orkut

CPI do Banestado quebra sigilo bancário, fiscal e telefônico de empresa off-shore

CPI do Banestado ouvirá Gustavo Franco e quebra sigilo bancário de ex-presidente da Transbrasil

CCJ pode votar requerimentos para quebra de sigilo de Eduardo Jorge

CPI do Banestado aprova 38 requerimentos e atende ao STF