CPI do Banestado prepara pauta de trabalhos para setembro
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do Banestado, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), convocou reunião para esta terça-feira (9) para definir com os integrantes do grupo as próximas etapas de trabalho das apurações. Além da pauta de setembro, os senadores e deputados vão votar todos os requerimentos de convocação de depoentes e de solicitação de documentos recentemente apresentados.
Alguns integrantes da comissão acabam de retornar de viagem oficial aos Estados Unidos, onde foram levantar dados sobre as contas correntes do Banestado de Nova York utilizadas para evasão de divisas do Brasil, por meio das chamadas contas CC-5. De acordo com as investigações já feitas, cerca de US$ 30 bilhões foram encaminhados ilegalmente para aquele país e depois remetidos para paraísos fiscais. Outros bancos que atuavam na praça de Foz do Iguaçu, no período de 1996 a 2002, também são focos das apurações, como o Banco Araucária e o Banco Real.
A Polícia Federal e o Ministério Público auxiliam nas investigações, que já indicaram o envolvimento de cerca de mais de 100 pessoas no esquema fraudulento.
08/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI do Banestado define calendário de setembro
Reuniões com o governo vão acelerar trabalhos da CPI do Banestado
CPI do Banestado examina parte do relatório final dos trabalhos
CPI do Banestado tem reunião na quarta e busca acelerar trabalhos e um novo rumo
CPI do Banestado retoma trabalhos votando convocações de Maluf, Casseb e Candiota
TRABALHOS DA CPI DEVEM SER PRORROGADOS ATÉ 30 DE SETEMBRO