CPI do Banestado retoma análise de requerimentos



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Banestado retomará, em reunião administrativa marcada para as 11h de quarta-feira (24), a votação de requerimentos de audiências destinadas a esclarecer denúncias de evasão de divisas para o exterior. Entre os requerimentos, estão os de convocação de Charles Fuentes, funcionário da Mogiana Alimentos, e o de Simone Maria Ferreira, da Sólida Factoring , além de diversos pedidos de quebra de sigilo bancário e telefônico.

Durante reunião realizada na última quarta-feira (17), a CPI aprovou a reconvocação do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e a quebra do sigilo bancário do ex-presidente da Transbrasil Antonio Celso Cipriani, denunciado por remessa ilegal de US$ 35 milhões ao exterior e de haver provocado a falência fraudulenta da empresa. Em reunião realizada no dia seguinte, a comissão manteve as duas decisões, apesar de críticas feitas à convocação de Franco pelo deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ) e à quebra do sigilo de Cipriani pelo relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP).

A comissão pode receber ainda nesta semana uma resposta do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa, a pedido feito pelo presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), para que o STF solicite à Suprema Corte de Justiça do Uruguai autorização para que integrantes da CPI possam interrogar João Arcanjo Ribeiro na prisão, em Montevidéu. Segundo informações já colhidas pela comissão, Arcanjo teria feito grandes remessas ao Uruguai. A reunião da comissão será realizada na sala nº 6 da Ala Senador Nilo Coelho.

22/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado aprova 38 requerimentos e atende ao STF

CPI do Banestado vota cronograma e requerimentos

CPI do Banestado aprova requerimentos de quebra de sigilo

CPI do Banestado vota requerimentos para realizar audiências

CPI do Banestado vota requerimentos nesta quarta-feira

CPI do Banestado retoma trabalhos votando convocações de Maluf, Casseb e Candiota