Althoff anuncia pacote de sugestões para o futebol



O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) informou que está sendo entregue nesta terça-feira (30) ao presidente Fernando Henrique Cardoso o pacote de sugestões para o futebol brasileiro elaborado por um grupo de trabalho nomeado pelo Ministério do Esporte e Turismo. As propostas, se forem aprovadas pelo presidente da República, serão enviadas ao Congresso Nacional ainda este ano na forma de projeto de lei.

A principal proposta, segundo Althoff, é a de um calendário com oito meses reservados ao Campeonato Brasileiro de primeira divisão, com jogos somente nos finais de semana. O Brasileirão seria desenvolvido no sistema de turno e returno, por pontos corridos. As quartas-feiras seriam reservadas para competições internacionais, como a Taça Libertadores da América, no primeiro semestre, e a Copa Panamericana, no segundo semestre. As medidas incluem também um período de transição para que os clubes se transformem em empresas.

Do grupo de trabalho participaram, além de técnicos do Ministério do Esporte e Turismo, o próprio Geraldo Althoff, representantes do Clube dos 13 (entidade que reúne os clubes de maior torcida do Brasil) e da TV Globo. O senador disse também que a idéia é abrir uma grande discussão sobre as formas de viabilizar o clube-empresa no Brasil, sobre a renegociação das dívidas dos principais clubes e sobre como abrir fontes de financiamento para a construção de estádios e centros de treinamento:

- O ideal é que todo financiamento, todo investimento, saia do setor privado, a fim de que o futebol brasileiro realmente se profissionalize e modernize. Mas é possível também que se avalie a possibilidade de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de estádios e centros de treinamento, desde que o clube beneficiado esteja totalmente em dia com as obrigações fiscais e tributárias, não tenha qualquer impedimento ou questão legal pendente e já esteja constituído como empresa.



31/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Althoff anuncia pacote de sugestões para o futebol

Althoff: depoimento de Eurico Miranda não muda nada para CPI do Futebol

Álvaro e Althoff querem lei para tipificar crimes de dirigentes de futebol

Lei de responsabilidade é principal legado da CPI do Futebol, diz Althoff

CPI do Futebol aprova por unanimidade relatório de Althoff

Althoff: relatório final da CPI do Futebol está pronto