CPI DO ROUBO DE CARGAS ANUNCIA VISITAS A SÃO PAULO E IMPERATRIZ



A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito que investiga o roubo de cargas em estradas e ferrovias de todo o país anunciou, nesta terça-feira (dia 10), que fará audiências públicas em São Paulo e Imperatriz (MA). As visitas dos parlamentares da CPI seguirão o roteiro já traçado por diligências reservadas, que foram realizadas durante o período de recesso e de campanha para as eleições municipais.

De acordo com o senador Romeu Tuma (PFL-SP), presidente da CPI, a visita a São Paulo - marcada para 4 a 8 de novembro - é natural, pois no estado ocorrem 50% dos desvios de cargas do país, com pelo menos vinte organizações criminosas em atuação. Partindo do depoimento do ex-caminhoneiro Jorge Méres, que trabalhou para uma das maiores quadrilhas de roubo de cargas do Brasil, a CPI seguirá para Imperatriz (MA).

Tuma afirmou que evitou a realização de audiências públicas antes das eleições para impedir o uso político dos trabalhos da Comissão.

- As investigações, porém, não ficaram paralisadas. Assinei diversos despachos durante o recesso, e uma equipe de funcionários e policiais fez diligências reservadas - disse.

O senador mencionou, ainda, a ação das polícias paulista e gaúcha, que desmantelaram, recentemente, as bases de algumas quadrilhas, apreendendo caminhões e mercadorias roubadas. Para ele, a existência da CPI, por si, já provoca um combate mais efetivo por parte da polícia. O senador Edison Lobão, presente à reunião, elogiou o trabalho de Tuma e classificou a CPI como uma das mais importantes para o país, diante do crescimento deste tipo de crime.

CALENDÁRIO DA COMISSÃO

OUTUBRO

Dia 17 - Depoimentos de Genésio Bernardino de Souza, diretor do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DETRAN), e de Álvaro Henrique Vianna Novaes, diretor da Polícia Rodoviária Federal.

Dia 24 - Depoimento do preso Sálvio.

Dia 31 - Depoimentos de Edvaldo Bronzeado, presidente do Sindicato dos Transportadores de Cargas da Paraíba, e de Newton Gibson, presidente da Associação Brasileira de Transportes de Cargas (ABTC).

NOVEMBRO

Dias 6 a 10 - Audiências públicas em São Paulo (SP).

Dia 14 - Depoimento de José Paulo Bisol, secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, e de Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Dia 21 - Depoimento de José da Fonseca Lopes, presidente da FETRABENS, e de Antônio Branco, presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos de Rodoviários e Trabalhadores de Transporte de Carga.

DEZEMBRO

Dias 4 a 8 - Audiências públicas na cidade de Imperatriz (MA)

10/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI DO ROUBO DE CARGAS FAZ "ACAREAÇÃO" EM SÃO PAULO

CPI DO ROUBO DE CARGAS FAZ AUDIÊNCIAS EM SÃO PAULO

CPI DO ROUBO DE CARGAS FARÁ ACAREAÇÃO EM SÃO PAULO

CPI DO ROUBO DE CARGAS VISITA SÃO PAULO E MARANHÃO

CPI DO ROUBO DE CARGAS COMPLETA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO

PRESIDIÁRIO ACUSA POLÍCIA DE SÃO PAULO DE COMANDAR O ROUBO DE CARGAS