CPI DO ROUBO DE CARGAS FARÁ ACAREAÇÃO EM SÃO PAULO



Em reunião administrativa realizada nesta quarta-feira (dia 29), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga o roubo de cargas em todo o país decidiu fazer mais uma visita a São Paulo-SP, já nos dias 7 e 8 de dezembro. O objetivo principal é a acareação de 14 policiais do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), acusados pelo detento Sálvio Barbosa Vilar de comandar uma quadrilha que atua no desvio de cargas. De acordo com o senador Romeu Tuma (PFL-SP), presidente da CPI, "há fortes indícios de que Sálvio não estava mentindo".

A CPI aprovou, ainda, a quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal de 29 pessoas e empresas, em decorrência do depoimento do diretor do Depatri, Godofredo Bittencourt, ouvido durante a visita a São Paulo, na semana passada, e das acusações do detendo Sálvio. A comissão decidiu pedir a juízes das cidades de Bezerros-PE, Gravatá-PE e Vitória de Sant"Antão-PE mandados de busca e apreensão de armas, veículos e cargas, em diversas fazendas da região, apontadas por Sálvio.

O senador disse que vai insistir junto ao presidente do Banco Central, Armínio Fraga, para que desloque a mesma equipe de funcionários que colaborou com as investigações da CPI do Narcotráfico, realizada pela Câmara dos Deputados. Ele quer também a colaboração da Receita Federal.

Tuma revelou que a CPI deve acompanhar, in loco, o trabalho de fiscalização em postos da Polícia Rodoviária Federal, para identificar possíveis falhas no sistema. Além disso, será organizado um cronograma de visitas da CPI, que devem recomeçar no ano que vem. O roteiro inclui pelo menos 12 cidades, como Campinas-SP, Imperatriz-MA, São Luiz-MA, Campo Grande-MS, Salvador-BA, Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS, Foz do Iguaçú-PR.

A CPI divulgou um balanço parcial do trabalho realizado neste ano. Segundo os dados apresentados, foram ouvidos, em 11 audiências públicas, 40 depoentes, entre policiais, empresários, caminhoneiros e detentos. Dezenas de denúncias, recebidas pela CPI, estão sendo apuradas. Foi anunciada ainda a formação de um grupo de trabalho, composto por vinte assessores, ligados ao Tribunal de Contas da União, Banco Central, Receita Federal, Departamento de Polícia Federal e Senado Federal.

29/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI DO ROUBO DE CARGAS FAZ "ACAREAÇÃO" EM SÃO PAULO

CPMI do Roubo de Cargas fará nova viagem a Campinas

CPI DO ROUBO DE CARGAS FAZ AUDIÊNCIAS EM SÃO PAULO

CPI DO ROUBO DE CARGAS VISITA SÃO PAULO E MARANHÃO

CPI DO ROUBO DE CARGAS COMPLETA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO

CPI DO ROUBO DE CARGAS ANUNCIA VISITAS A SÃO PAULO E IMPERATRIZ