CRA debate situação dos frigoríficos brasileiros



A situação enfrentada pelos frigoríficos brasileiros, atingidos pela crise financeira mundial, está sendo debatida neste nomento em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O requerimento para realização da reunião é do senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Foram convidados para o debate Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne; Marcelo Furtado, diretor do Greenpeace no Brasil; os procuradores José Augusto Torres Potiguar e Geraldo Mendonça Rocha; além da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que falará como presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

O próprio governo reconhece que os frigoríficos, em especial os de grande porte, enfrentam sérias dificuldades, a começar pela existência de gargalos na área de exportação de carne brasileira, especialmente para a União Europeia, problemas relacionados a questões sanitárias, além da queda do preço do produto.

Amazônia

Os frigoríficos enfrentam ainda decisão das redes de supermercado Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart de suspenderem a compra de carne de empresas suspeitas de receber gado criado em áreas que desmatam ilegalmente a Amazônia. A medida foi tomada após recomendação do Ministério Público Federal no Pará.

Em nota, a CNA manifesta "perplexidade e preocupação", destacando que a medida poderá inviabilizar o setor. Já o Greenpeace, que elaborou estudo mostrando a pressão do gado sobre a Amazônia, acredita que a decisão das redes de supermercados fará com que os frigoríficos deixem de comprar carne de fazendas que desmatam a floresta.



19/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa debate sobre situação de frigoríficos do país

Conferência debate situação dos brasileiros no exterior

Audiência debate situação de brasileiros que vivem nos países afetados pela crise econômica mundial

Rússia libera exportação de 6 frigoríficos brasileiros

Anibal Diniz propõe mediação para resolver situação de frigoríficos no Acre

Rússia libera exportações de carne de mais dois frigoríficos brasileiros