CRA muda conceito de propriedade produtiva para fins de reforma agrária



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) confirmou a aprovação em turno suplementar, nesta terça-feira (4), de substitutivo a projeto de lei (PLS 202/05) da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) modificando a definição de propriedade rural produtiva utilizada para fins de reforma agrária. O substitutivo, elaborado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), também delegou ao Congresso Nacional a competência para aprovar os parâmetros, índices e indicadores que vão embasar esse conceito de produtividade. Como foi votada em decisão terminativa na CRA, a matéria seguirá direto para a Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário do Senado.

O texto aprovado altera diversos dispositivos da Lei Agrária (Lei nº 8.629/93) e considera propriedade produtiva a que atinge graus de eficiência na exploração, segundo os mecanismos de produtividade a serem fixados pelo Congresso Nacional. Ficou definido ainda que esses parâmetros, índices e indicadores serão ajustados periodicamente pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e estarão amparados em estudos do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e em avaliação do Conselho Nacional de Política Agrícola.

O substitutivo manteve, do projeto original, a fixação do prazo de dois anos, para culturas temporárias, e de cinco anos, para culturas perenes e de exploração pecuária, para que as propriedades rurais se ajustem aos novos parâmetros, índices e indicadores de produtividade. Apesar de preservar a determinação contida na Lei Agrária de que o grau de eficiência na exploração da terra deverá ser igual ou superior a 100%, o substitutivo estabeleceu que a aferição da produtividade na agricultura e na pecuária deverá se nortear pelos mecanismos de rendimento submetidos ao Congresso.

No parecer, Kátia Abreu apontou equívoco na Lei Agrária ao utilizar o conceito de "aproveitamento racional e adequado" para aferir a produtividade de uma propriedade rural. Na sua avaliação, apenas o grau de eficiência na exploração, fundamentada nos parâmetros, índices e indicadores aprovados pelo Congresso, é capaz de demonstrar o rendimento na agricultura e pecuária. Essa mudança de conceituação vai permitir, conforme assinalou, conciliar as políticas agrícola e agrária no país.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) havia apresentado quatro emendas ao substitutivo da CRA ao PLS 202/05. Todas foram rejeitadas por Kátia Abreu.

Simone Franco e Valéria Castanho / Agência Senado

Kátia Abreu defende aprofundamento da discussão sobre Estatuto do Produtor Rural

Atividade do produtor rural deve respeitar função social da terra



04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Propriedade que explora trabalho escravo poderá ser desapropriada para fins de reforma agrária

Substitutivo altera indenizações para fins de reforma agrária

Incra toma posse de área em SP para fins de reforma agrária

Presidenta decreta oito áreas para fins de reforma agrária

CRA deve votar mudanças na lei sobre desapropriação de terras para fins de reforma agrária

Projeto muda critérios de desapropriação para reforma agrária