Requerimento apóia indicação de Pastoral da Criança ao Nobel da Paz



Foi aprovado nesta quarta-feira (12) requerimento dos senadores Ramez Tebet (PMDB-MS), presidente do Senado, e Artur da Távola (PSDB-RJ), líder do governo na Casa, manifestando, junto ao Parlamento norueguês, irrestrito apoio do Senado à candidatura ao Prêmio Nobel da Paz do trabalho realizado pela Pastoral da Criança em prol da sociedade brasileira. O comitê que decide a premiação é composto por cinco cidadãos escolhidos pelo Parlamento da Noruega.

De acordo com o texto do requerimento, o reconhecimento internacional que viria com o merecimento do Prêmio Nobel da Paz daria novo alento aos incansáveis esforços da Pastoral e enfatizaria a importância do apoio do governo brasileiro àquela organização e aos programas que ela desenvolve.

Ramez Tebet, ao encaminhar a votação, afirmou que o requerimento é um reconhecimento aos serviços relevantes prestados às crianças do país pela Pastoral. Artur da Távola considerou o requerimento um ato de profunda justiça a um dos trabalhos sociais mais significativos do Brasil. Para Távola, a concessão do Prêmio Nobel à Pastoral da Criança daria reconhecimento ao Brasil como um dos países que mais esforços fazem para erradicar a miséria e o analfabetismo.

A Pastoral da Criança é uma organização não-governamental (ONG) e está sendo indicada pela segunda vez pelo governo brasileiro ao Prêmio Nobel. A indicação, explicam os senadores no requerimento, decorre do reconhecido mérito do trabalho da ONG, comandada por Zilda Arns Neumann.

A organização atua na busca da queda dos índices de mortalidade infantil e hoje está presente em todas as 261 dioceses do Brasil e em 62% dos municípios brasileiros. Conta com um total de 132.195 voluntários que cuidam mensalmente de 1,6 milhão de crianças menores de seis anos, além de acompanhar 77 mil gestantes. O governo federal é responsável por mais de 80% do orçamento da Pastoral da Criança, que no ano de 2001 totalizou quase R$ 20 milhões.



12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet apóia Nobel da Paz para Pastoral da Criança

Indicação da Pastoral da Criança para Nobel da Paz é elogiada por Hartung

Paulo Hartung elogia indicação de Pastoral da Criança ao prêmio Nobel

Senado recomenda Pastoral da Criança ao Nobel

Jucá destaca indicação de Pastoral ao Nobel

CRE apoia indicação de Ariano Suassuna para Nobel de Literatura