CRE aprova acordos internacionais com a Eslovênia, a Guiana e o Gabão
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (15) três acordos internacionais, que devem ser examinados pelo Plenário. O primeiro acordo acolhido foi assinado em Libreville, em 2010, entre o Brasil e o Gabão, para disciplinar o exercício de atividade remunerada por parte de dependentes do pessoal diplomático e consular.
Acordo com finalidade idêntica, assinada em Liubliana, em 2009, entre o Brasil e a Eslovênia, recebeu parecer favorável da CRE. O colegiado aprovou ainda acordo entre o Brasil e a Guiana sobre isenção parcial de vistos, assinado em 2009.
Embaixador
Na reunião desta quinta-feira, foi lido parecer favorável à mensagem presidencial que indica o ministro de segunda classe Alfredo José Cavalcanti Jordão de Camargo para embaixador do Brasil em Côte d'Ivoire (Costa do Marfim). A decisão sobre a indicação está prevista para a próxima reunião, no dia 22.
Parecer do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), lido pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), registra que, desde 1985, o governo desse país solicita que o mundo deixe de usar formas traduzidas do seu nome, adotando exclusivamente a grafia francesa. O Ministério das relações Exteriores tem adotado o nome Côte d'Ivoire.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
15/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova acordos do Brasil com Quênia, Gabão, Eslovênia e Zâmbia
SENADO APROVA EMBAIXADORES PARA GABÃO E GUIANA
CRE aprova acordos internacionais
CRE APROVA DEZ ACORDOS INTERNACIONAIS
CRE APROVA 13.ACORDOS INTERNACIONAIS
Senado aprova acordos internacionais