CRE aprova acordos internacionais



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (25) o texto do acordo celebrado entre o Brasil e os Estados Unidos, em junho de 2002, que prevê uma série de ações recíprocas de interação e cooperação entre as aduaneiras de ambos os países, destinadas a combater, principalmente, o contrabando e o tráfico de drogas. O projeto de decreto legislativo (PDL n° 942/03) vai agora à apreciação do Plenário do Senado.

Na mesma reunião, a CRE, presidida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), aprovou também o texto que aprova a modificação do convênio do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), criado em virtude de acordo constitutivo do qual o Brasil é parte signatária e que visa auxiliar o Banco Africano de Desenvolvimento a contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos países membros da instituição. O texto modificativo consta do PDL n° 212/04.

Foi aprovado ainda o texto do acordo entre Brasil e a Espanha para a prevenção do consumo e controle do tráfico de drogas, celebrado em Madri em 1999. O acordo (PDL n° 214/04) inclui também assistência médica e a adoção de políticas de apoio à inserção social do usuário de drogas.

Os membros da CRE aprovaram também dois requerimentos. O primeiro de autoria do senador Marcelo Crivella (PL-RJ), encaminhando ao presidente da República do Irã, Mohammad Khatami, voto de sentimento, pesar e de solidariedade do Senado brasileiro ao povo iraniano pelo acidente ferroviário que vitimou, recentemente, centenas de pessoas naquele país.

O segundo requerimento aprovado foi da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que solicitou voto de louvor à Fundação Suíça pela Paz e à Associação 1.000 Mulheres, pelo lançamento do "Projeto Mil Mulheres - Prêmio Nobel da Paz 2005". O objetivo do projeto, informou a senadora, é apresentar ao comitê encarregado de selecionar os agraciados com o Prêmio Nobel, sugestões de atuações de mulheres em todo o mundo, como forma de tentar reverter a tendência de escolha majoritariamente masculina.



25/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA DEZ ACORDOS INTERNACIONAIS

CRE APROVA 13.ACORDOS INTERNACIONAIS

Senado aprova acordos internacionais

CRE aprova nove acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Plenário aprova acordos internacionais