CRE deseja opinar sobre a Alca



Por iniciativa do senador João Capiberibe (PSB-AP), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) dedicará uma reunião a cada mês, durante o segundo semestre, para examinar as propostas relativas à Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A iniciativa, disse nesta quinta-feira (3) o presidente da comissão, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), destina-se a impedir que o Senado venha a ser -um mero carimbador- de acordos internacionais.

A primeira autoridade a ser convidada para debater a Alca será o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que já manifestou interesse em comparecer à comissão. Os integrantes da CRE querem conhecer as propostas já divulgadas pelos Estados Unidos, bem como as propostas preliminares elaboradas pelo Brasil e pelos demais países da América Latina.

A comissão quer ouvir, também, especialistas em comércio exterior, líderes sindicais e empresários, uma vez que a Alca terá efeito relevante na produção e no emprego, como lembrou Capiberibe. Para ele, a Alca já se tornou um tema popular entre os brasileiros, sendo debatido até em bares.

Embaixadores

A CRE aprovou parecer favorável à mensagem presidencial com a indicação do diplomata Celina Assumpção do Valle Pereira para exercer o cargo de embaixadora no Liechtenstein, cumulativamente com a representação junto à Confederação Helvética, que já exerce. Também acolheu as indicações do diplomata Luiz Augusto Saint-Brisson de Araújo Castro para exercer, cumulativamente com a embaixada junto ao México, o cargo de representante brasileiro junto a Belize e a indicação do diplomata Mário da Graça Roiter para o cargo de embaixador junto ao Estado do Barein, cumulativamente com a embaixada no Kuaite.

A comissão também decidiu enviar ofícios aos embaixadores do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, e dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, solicitando ajuda para repatriar o jovem George Geraldo de Assumpção Pinto, de 23 anos, que está preso em Persall, no Texas, por tentativa de imigração ilegal.



03/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado decide se CAE vai opinar sobre a entrada do Brasil na Alca

Internautas podem opinar sobre o fim dos fumódromos

Conselho de Comunicação vai opinar sobre TVs comunitárias

Conselho vai opinar sobre regionalização da programação de TV

População pode opinar sobre destino do lixo

Brasileiros poderão opinar sobre projetos em tramitação