CRE deve ratificar acordo sobre extradição



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta terça-feira (5) para votar uma pauta com seis itens, entre os quais dois projetos de decreto legislativo que aprovam textos de acordos sobre transferência de estrangeiros entre o Brasil e países da América do Sul.

Um desses projetos referenda o texto do tratado sobre transferências de pessoas condenadas e de menores sob tratamento especial com o governo do Paraguai, celebrado em 2000. O relator, senador Fernando Matusalém (PPB-RO), apresentou parecer favorável à matéria. O outro projeto aprova acordo de extradição entre os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), Bolívia e Chile, assinado no Rio de Janeiro em 1998. O relator, senador Geraldo Melo (PSDB-RN), é favorável ao acordo.

Os senadores devem analisar ainda projeto que aprova acordo com a Bolívia para recuperação de bens culturais, patrimoniais e outros roubados, importados ou exportados ilicitamente. O senador Matusalém, que também relata essa matéria, apresentou parecer favorável ao projeto.

Na mesma reunião da CRE, será examinado projeto que aprova acordo de cooperação científica e tecnológica realizado com o governo da Eslovênia. O relator é o senador Bernardo Cabral (PFL-AM). O presidente da comissão é o senador Jefferson Péres (PDT-AM) e a reunião está agendada para as 17h30.



04/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA ACORDO SOBRE EXTRADIÇÃO DE SEQÜESTRADORES

PLENÁRIO VOTARÁ ACORDO SOBRE EXTRADIÇÃO DE SEQÜESTRADORES

Aprovado acordo sobre extradição de pessoas entre países de língua portuguesa

Aprovado acordo de extradição com Chile e Bolívia

CRE examina acordo de extradição com cinco países

Brasil e Moçambique agora têm acordo de extradição