CRE discute o fim das isenções para free shops



A CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), reúne-se nesta terça-feira (dia 11) para, entre outros assuntos, discutir o projeto de lei de autoria do senador Osmar Dias (sem partido-PR) que propõe o fim das isenções fiscais para lojas de free shop instaladas em vários aeroportos brasileiros. Segundo Osmar Dias, o país deixou de recolher, em apenas cinco anos, perto de US$ 1 bilhão em impostos. No entanto, o parecer do relator, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), é contrário à aprovação do projeto.

Também será apreciado pela comissão o requerimento do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) que propõe a realização de uma audiência pública da CRE em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ricardo Santos quer ouvir o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, sobre as medidas protecionistas americanas ao aço brasileiro.

Os integrantes da CRE votam também o requerimento de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que convida os membros das Comissões de Agricultura e Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos a comparecerem a uma audiência pública a se realizar na CRE. Patrocinada pelo Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), a viagem tem o objetivo de discutir sobre a questão agrícola americana e inclui uma visita aos estados brasileiros produtores de soja, como o Paraná.

A comissão deve examinar ainda o requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que solicita a convocação do general Alberto Cardoso, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, do ministro da Defesa, Geraldo Quintão, além do comandante do Exército Gleuber Vieira. O senador quer esclarecimentos sobre a denúncia de que o Exército espiona os membros do Movimento Sem Terra (MST).

No mesmo dia, em reunião secreta, a CRE analisa a escolha dos diplomatas Vitor Cândido Paim Gobato, para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República de Cabo Verde, e de Fausto Orlando Campello Coelho, que pode vir a comandar a embaixada do Brasil na República de Côte D`Ivore. Será ainda analisado o nome de Ney Prado Dieguez, embaixador do Brasil junto à República da Guiana, para exercer cumulativamente o cargo de embaixador junto a Granada.

10/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maia e Ana Amélia buscam acordo para autorização de 'free shops' em cidades de fronteira

Cidades de fronteira poderão ter free shops

Sancionada lei que autoriza free shops em cidades de fronteira

SENADO DECIDIRÁ SOBRE EXTINÇÃO DE FREE-SHOPS

Subcomissão debate regulamentação dos 'free shops' em cidades gêmeas

Paim denuncia proliferação de 'free shops' na fronteira do Rio Grande do Sul