CRE ouve na terça comandantes militares sobre compra de 108 aviões para a FAB
O convite foi feito pelo presidente da CRE, senador Jefferson Péres (PDT-AM), depois que o jornalista Luís Nassif manifestou-se preocupado em sua coluna, no jornal Folha de S. Paulo, com a ausência de qualquer referência, na documentação inicial do edital de compra, de preferência pela empresa que transferir tecnologia aos brasileiros ou mesmo preferência por equipamentos desenvolvidos no Brasil.
Conforme o jornalista, o programa de compra dos aviões coincide com o desaquecimento do mercado internacional de material e tecnologia bélicos, acarretado pelo fim da Guerra Fria. Assim, esta seria uma boa oportunidade para o Brasil negociar "não apenas aviões, mas controle tecnológico".
Segundo o senador Jefferson Péres, o Brasil necessita substituir os obsoletos Mirage, adquiridos do grupo francês Dassault no início dos anos 70, assim como deve aumentar o valor agregado de suas exportações. Por isso, o Executivo deve agir para melhorar sua tecnologia, abrindo espaço para vendas futuras de equipamentos da área bélica.Serão questionados pelos senadores da CRE o ministro da Defesa, Geraldo Quintão, e os comandantes do Exército, Gleuber Vieira, da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista, e da Marinha, Sérgio Gitirana Chagasteles.
14/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE ouve Viegas sobre compra de aeronaves militares
Roberto Cavalcanti defende Lula no caso da compra de aviões militares
Arthur Virgílio quer informações sobre compra de aviões para a FAB
ACM critica ministro da Defesa e comandantes militares
Organizações militares do Nordeste recebem novos comandantes
Casagrande sugere audiência de Jobim sobre compra de aviões de combate pela FAB