CRE pode votar projeto sobre exportação de material sensível



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se na próxima quinta-feira (2), às 10h, para examinar uma pauta de 13 itens, entre eles o projeto de lei (PLS nº 310/1995) do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que aperfeiçoa a legislação sobre a exportação de produtos sensíveis (equipamentos e matérias-primas que podem ser usados na fabricação de armas estratégicas). Consta ainda da pauta projeto (PLS nº 3/2002) do senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) que permite a concessão de visto a estrangeiros com passaporte emitido por país com regime não reconhecido pelo governo brasileiro.

Outro dos projetos em análise (PLS nº 21/2002), do ex-senador Carlos Wilson, muda a Lei dos Estrangeiros e só permite a expulsão ou extradição de estrangeiros, em caso de indiciamento ou condenação penal, depois de encerrado o processo penal. Deverá ainda ser votado o projeto de lei (PLS nº 281/2003) do senador Efraim Morais (PFL-PB) que institui a obrigação do ensino do Direito Internacional Humanitário nas escolas e academias militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O projeto de lei de Mestrinho, que trata do visto para estrangeiros com passaporte emitido por país não reconhecido pelo Brasil, visa principalmente regularizar o fluxo de turistas e homens de negócio de Taiwan, antiga China nacionalista, que é considerado uma província rebelada pelo governo da China. O senador justifica a necessidade de aceitação do passaporte principalmente devido ao grande fluxo de negócios entre o Brasil e Taiwan. O visto teria a validade de 90 dias.



26/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado pode votar projeto sobre silicone

CMA pode votar projeto sobre política pesqueira

CAS pode votar projeto que consolida leis sobre saúde

Comissão do Mercosul pode votar projeto sobre Alca

Comissão do Mercosul pode votar projeto sobre Alca

CAE pode votar projeto sobre medidas socioeducativas para menores