CRE quer informações sobre negociação com Venezuela
Antes de tomar uma decisão a respeito do ingresso da Venezuela no Mercosul, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) quer saber o resultado da última rodada de negociações técnicas entre esse país e o bloco econômico. Com esse objetivo, a comissão aprovou nesta quinta-feira (21) requerimento de informações apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul.
Por meio do requerimento, o relator solicita informações detalhadas sobre a reunião do grupo técnico encarregado de analisar o pedido da Venezuela. O encontro estava previsto para ocorrer entre os dias 19 e 20 deste mês.
- É muito importante que essas informações nos cheguem o mais rápido possível, para que possamos dar andamento à elaboração do nosso relatório - afirmou Jereissati, durante a reunião.
Em apoio ao requerimento, o senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que não seria possível colocar em votação o protocolo de adesão sem que todos os pré-requisitos técnicos estejam "absolutamente atendidos". Ele criticou ainda o governo venezuelano pela tentativa de impor a esse país o "pensamento único", por meio da distribuição às escolas primárias de livros que defendem o "socialismo bolivariano".
Audiência
A comissão promoverá uma nova audiência pública, em junho, sobre o pedido de ingresso da Venezuela no Mercosul. Por iniciativa do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), deverá participar da nova audiência o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Além dele, deverão comparecer à audiência o ex-ministro Celso Lafer e o jurista Ives Gandra Martins, ambos por convite de Collor. A pedido de Suplicy, estará ainda presente um representante do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).
Somente depois da realização dessa audiência e da resposta do Ministério das Relações Exteriores ao pedido de informações apresentado por Tasso Jereissati é que a comissão deverá colocar em votação o protocolo de adesão da Venezuela. Caso seja aprovado, o protocolo será ainda votado pelo Plenário do Senado.
21/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE pede informações ao governo sobre negociação com a Venezuela
CCJ quer informações do governo sobre brasileiro sequestrado na Venezuela
Senadores da CRE querem mais informações para decidir sobre Venezuela no Mercosul
Para Rubens Barbosa, Brasil deve buscar mais informações sobre a Venezuela
EMILIA QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE NEGOCIAÇÃO ENVOLVENDO REFINARIA
Mozarildo quer explicações da Venezuela sobre prisão de caminhoneiros brasileiros