Francelino diz que governo criará uma agência reguladora do cinema



O governo poderá anunciar brevemente a criação de uma nova agência reguladora, com o nome de Agência Nacional do Cinema (Ancine), para desenvolver a cinematografia nacional. A informação é do senador Francelino Pereira (PFL-MG), que nesta segunda-feira (dia 9) apresentou ao Plenário o resultado dos trabalhos da subcomissão que, durante um ano e meio, debateu essa questão no Senado.

Definindo esse trabalho como "um documento que mostra exuberantemente toda a problemática do cinema brasileiro e do cinema internacional", o parlamentar antecipou também um resumo das idéias que estão sendo discutidas pelo Grupo Executivo para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica (Gedic), criado pelo governo para desenvolver um projeto para o cinema brasileiro.

Relator-geral dos trabalhos da Subcomissão do Cinema, Francelino Pereira disse que ela foi constituída para funcionar temporariamente, mas veio para ficar. Isso porque foi transformada pela Comissão de Educação em Subcomissão do Cinema, Comunicação Social e Informática, que funcionará em caráter permanente. Ele também informou que o texto apresentado em Plenário será oferecido à nova subcomissão como um ponto de partida para as suas atividades.

Conforme o relato do senador, a Subcomissão do Cinema realizou sete audiências públicas e ouviu 24 convidados, entre produtores e diretores de cinema, documentaristas, professores, autoridades do governo e pessoas de televisão.

- Pesquisamos velhos textos e trocamos dados e informações via Internet, com mais de uma centena de pessoas. Ao final, produzimos uma súmula do que encontramos de mais relevante na busca de soluções para os problemas do cinema no Brasil - informou.

O trabalho apresentado por Francelino Pereira se estrutura em três partes. A primeira relata a busca de soluções para os problemas do cinema. A segunda traz quadros sobre projetos referentes ao cinema, em tramitação no Senado e na Câmara. A última parte traz um roteiro sintético das audiências e as notas taquigráficas do que foi discutido.

Intitulado "O povo do cinema na busca da tela", o trabalho se divide em cinco blocos temáticos, que tratam, entre outras questões, do desafio que é levar o Brasil às telas, das crises que marcam o cinema brasileiro e da crise inerente ao atual modelo de produção baseado na política de incentivos fiscais.

09/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Criação da Agência Nacional do Cinema é anunciada por Francelino

Aprovada agência reguladora de saneamento e energia de SP

País poderá ter agência reguladora de energia nuclear

Aprovada criação da Agência Reguladora Territorial Rural

LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA AGÊNCIA REGULADORA NO CEARÁ

Ministério propõe agência reguladora única para radiodifusão e telecomunicações