Garibaldi: MPs para enfrentar a crise financeira serão votadas até a próxima terça-feira



O Senado vota, até a próxima terça-feira (4), cinco medidas provisórias, entre elas, as MPs 442/08 e 443/08, editadas pelo governo para enfrentar a crise financeira que ameaça as economias de todo o mundo. A informação é do presidente do Senado, Garibaldi Alves. Segundo ele, será dada prioridade àquelas MPs que dizem respeito ao enfrentamento da turbulência que alarma os mercados.

VEJA MAIS

A MP 442/08 permite ao Banco Central comprar a carteira de bancos pequenos por meio de operações de redesconto. A 443/08 permite ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal comprarem instituições financeiras e construtoras em dificuldades de caixa.

Indagado por um repórter se a premência de uma solução para a crise não apressaria essas votações, o senador respondeu:

- Eu creio que, se isso for solicitado no Senado, a Casa votará ainda hoje [quarta-feira (29)]. O que acontece é que a medida provisória está em pleno vigor, quer dizer, está em plena vigência. Mas se o governo, por um problema de natureza política, quiser situar num contexto de urgência, nós poderemos aprová-la até hoje. A disposição manifestada ontem ao ministro Guido Mantega (da Fazenda) foi a disposição de colaboração, mesmo por parte da oposição - declarou.

- O clima na Casa então é para a aprovação ligeira... - comentou um jornalista.

- O clima é para aprovação não apenas dessas, mas de outras medidas para o enfrentamento da crise. Agora eu gostaria de ressaltar que se deve dar aos parlamentares também um espaço para o aperfeiçoamento das medidas. Só porque é crise, só porque é urgente, isso não significa que os parlamentares não tenham a sua participação. Isso aconteceu ontem quando o ministro Mantega aceitou as sugestões do senador José Agripino [RN], que é um dos líderes da oposição, líder do DEM.

Teresa Cardoso / Agência Senado



29/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP com regras para banco enfrentar crise financeira fica para terça-feira

Regras de revisão para tarifas de energia serão votadas nesta terça-feira

MPs do setor elétrico serão votadas na terça-feira (17)

MPs do setor elétrico serão votadas na terça-feira (17)

Garibaldi quer votar MPs do funcionalismo na terça e MPs da crise financeira na quarta

Adiada votação da MP com regras para banco enfrentar crise financeira