Cristovam aponta ausência de utopia nas forças de esquerda



Em pronunciamento nesta segunda-feira (13), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) considerou um avanço a sociedade brasileira encarar com naturalidade a chegada à Presidência da República do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do deputado federal comunista Aldo Rebelo (PCdoB-SP), presidente da Câmara dos Deputados, que substitui temporariamente o presidente Lula, em viagem à Venezuela. Cristovam lamenta, no entanto, a ausência de investimento das forças de esquerda no que chama "capital natureza e capital conhecimento", utopias das quais quem se denomina progressista não poderia abrir mão.

- Essas são as duas pernas da utopia, ausentes no discurso e na prática dos partidos de esquerda - afirmou.

Em vez de perseguir um conceito de igualdade irrestrita, o parlamentar acredita que as forças de esquerda deveriam se ajustar aos limites impostos pelo meio ambiente e pela economia.

- Em função de limitações ecológicas, não dá para cada um ter um carro. O que é preciso é dar a cada um o direito a um transporte público eficiente e gratuito - exemplificou.

Embora reconheça o amadurecimento das forças progressistas, Cristovam aponta e lamenta sua suposta perda da capacidade de sonhar. O senador pelo Distrito Federal só aposta na utopia da igualdade total quando o assunto é educação. Mesmo assim, afirma que essa revolução pela educação não está no discurso dessas correntes.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou ser esta a primeira vez no Brasil que um membro histórico do partido comunista assume a Presidência da República. Quanto a essa utopia ausente apontada no discurso de Cristovam, o petista acredita ser possível estimulá-la por meio da renda básica de cidadania. Cristovam discordou de Suplicy ao reiterar que essa utopia reside na igualdade de acesso a todos à educação.

13/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


País ainda precisa de ‘esquerda política’ para promover as mudanças, diz Cristovam

Cristovam Buarque lamenta ausência de debates no Parlamento

Alvaro aponta ausência de critérios técnicos na distribuição de recursos do PAC

Sérgio Guerra aponta ausência de regra para tramitação do orçamento

Efraim aponta 'apartheid' político na ausência de recursos do PAC para a Paraíba

Cristovam lamenta ausência de senadores em Plenário para discutir os problemas nacionais