Cristovam apresenta propostas para "combate imediato" ao crime
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pregou a adoção de medidas "duras e imediatas" para o combate ao crime, principalmente na sua mais nova modalidade, a criminalidade terrorista, que está se manifestando nos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) às forças policiais de São Paulo. O combate à criminalidade a longo prazo deve ser feito por meio de um amplo e eficiente programa educacional, na opinião do senador.
- Não é por ser analfabeto que alguém se torna criminoso, mas por estar marginalizado e sem emprego e, portanto, sujeito ao assédio dos criminosos. Por outro lado, temos de admitir que a corrupção no setor público também é um indutor da criminalidade - disse o parlamentar.
Para os criminosos como os que estão participando da onda de violência em São Paulo, o senador propõe "a cadeia". Mas ele explicou que além de prender bandidos, é preciso um amplo leque de medidas saneadoras do sistema de segurança: criação de um ministério da segurança interna, dotado de uma unidade de inteligência; afastamento por 60 dias de todos os funcionários do sistema penitenciário para averiguação de comprometimento com os bandidos; criação do serviço militar obrigatório com fins pacíficos e educativos capaz de recrutar um milhão de jovens a cada seis meses; reorganização dos planos de cargos e salários dos policiais militares, para evitar disparidades entre o topo e a base da pirâmide; e movimentação dos policiais militares entre estados, de modo a evitar seu aliciamento pelo crime.
- Temos de acabar com essa trindade diabólica formada pela desigualdade, a corrupção e a violência - disse o senador.
18/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa apresenta propostas para combate à criminalidade
Senadores participam de simpósio que debate propostas de combate ao crime organizado
Cristovam condena tese do governador do Rio sobre combate ao crime
Miriam Belchior apresenta propostas para combate à inflação e manutenção do crescimento
Cristovam Buarque apresenta projetos resgatando propostas de João Goulart
Enccla apresenta propostas no combate à corrupção