Cristovam condena tese do governador do Rio sobre combate ao crime



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) considerou perigosa a tese elaborada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), de que o aborto em famílias pobres reduz a criminalidade. Para Cristovam, essa lógica pode transformar a luta contra o crime em uma guerra entre bairros, entre pobres e ricos.

- Esse argumento em si é uma violência. E por que não a pena de morte para aqueles que já cometeram crimes, o que é uma espécie de aborto? - indagou.

Cristovam disse que esse tipo de debate "enlouquecedor e enlouquecido" leva a caminhos tortuosos que não resolvem o problema. Ele alertou para o que chamou de "aborto cerebral" que se está praticando commilhões de crianças que não dispõem de escolas de qualidade.

O senador observou que vários governadores tiveram a coragem de colocar a policia nos morros para combater diretamente os criminosos, mas perguntou quantos governadores construíram escolas nesses locais dominados pelo tráfico ou quantas escolas foram construídas por Cabral nos dez meses do seu governo.



29/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam condena "aborto cerebral" e declaração do governador do Rio de Janeiro

Cristovam apresenta propostas para "combate imediato" ao crime

César Borges elogia ação do governador do Rio de Janeiro no combate ao crime

Magno Malta: crime de Cuiabá reforça tese da pena de 30 anos sem progressão

Cristovam critica tese da reparação financeira para descendentes de escravos

CCJ ouve agora Gilmar Mendes sobre combate ao crime organizado