Cristovam Buarque defende voto aberto em caso de cassação de mandato parlamentar



Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2006, que estabelece o voto aberto como princípio geral das decisões legislativas e acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais.

Pronta para votação em primeiro turno, a PEC já passou por cinco sessões de discussão e será incluída na pauta do Plenário, para deliberação, na quarta-feira (13), conforme determinação do presidente do Senado, José Sarney.

Em seu pronunciamento, Cristovam Buarque defendeu a transparência do voto e disse que os parlamentares, mesmo os que integram a base do governo, precisam votar de acordo com as suas próprias consciências, sem ter medo das reações do governo.

Além de pedir o fim do voto secreto, Cristovam Buarque também defendeu a obrigatoriedade do voto do parlamentar em todas as decisões da Casa, como forma de acabar com o “voto escondido”, referindo-se a quem “fica por trás do líder e não assume sua opinião diante do eleitor”.



11/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede aprovação de voto aberto para cassação de mandato parlamentar

Paim defende PEC que propõe voto aberto para cassação de mandato

Renan é a favor de voto aberto para cassação de parlamentar

Senado aprova fim do voto secreto em cassação de mandato parlamentar

Voto aberto para cassação de mandato entra na pauta do Plenário no dia 13

Renan marca posição favorável ao voto aberto em cassação de mandato