Voto aberto para cassação de mandato entra na pauta do Plenário no dia 13



VEJA MAIS

O presidente do Senado, José Sarney, determinou nesta terça-feira (5) à Secretaria-Geral da Mesa a inclusão na pauta do Plenário de todas as matérias que tratem da extinção ou limitação do voto secreto nas decisões do Senado e da Câmara, inclusive para perda de mandato. Segundo a secretaria, no dia 13 começarão a ser examinadas as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 50/2006, do senador Paulo Paim (PT-RS), 38/2004, do ex-senador Sérgio Cabral, e 86/2007, do senador Alvaro  Dias (PSDB-PR) .

Desde o início do processo contra o senador Demóstenes Torres (sem-partido-GO) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, vários parlamentares passaram a defender o voto aberto para a cassação de mandatos e outras votações. Na segunda-feira (4), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrou de Sarney a inclusão na Ordem do Dia da PEC 50/2006, que torna a maioria das votações abertas.

A proposta, apresentada no fim de 2006, já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e espera há dois anos inclusão na ordem do dia do Plenário. Em seu texto atual, a PEC acaba com o voto secreto no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, instituindo a prática do voto ostensivo como regra geral. Haveria poucas exceções, como a aprovação de indicações para procurador-geral da República e ministros do TCU. A proposta institui o voto aberto para votações de perda de mandato, de vetos presidenciais e indicação de autoridades, entre outras hipóteses.

Também na segunda, o senador Pedro Taques (PDT-MT) defendeu o fim do voto secreto. Essas manifestações se seguiram a um mandado impetrado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual pede que seu voto seja aberto mesmo em votações secretas.

A colocação de PECs na pauta do Plenário é regida pelo artigo 170 do Regimento do Senado.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende PEC que propõe voto aberto para cassação de mandato

Ana Amélia pede aprovação de voto aberto para cassação de mandato parlamentar

Renan marca posição favorável ao voto aberto em cassação de mandato

Cristovam Buarque defende voto aberto em caso de cassação de mandato parlamentar

Alvaro Dias pede aprovação de PEC que estabelece voto aberto em cassação de mandato

Senadores defendem voto aberto no Plenário em processo de cassação de Demóstenes Torres