Cristovam Buarque quer tribuna do Senado aberta para a população



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs, nesta quinta-feira (8), que o Senado aprove o Projeto de Resolução (PRS) 38/2008, de autoria do ex-senador Expedito Júnior, que muda o Regimento Interno da Casa para permitir que, uma sexta-feira por mês, a tribuna seja ocupada por cidadãos comuns, que apresentariam suas queixas sobre os problemas da sociedade.

O parlamentar havia proposto, no dia anterior, que o Senado e todas as outras casas legislativas do país abrissem suas tribunas para os cidadãos. Voltou nesta quinta-feira para “fazer justiça” ao ex-senador e seu projeto, apresentado em 2008, mas que desconhecia. Pela proposta, o Senado abriria seu Plenário uma sexta-feira por mês, para que até 15 oradores falassem o que desejassem, por até cinco minutos cada.

- Que uso melhor daríamos nós para as sextas-feiras, quando, em geral, poucos de nós aqui vimos – afirmou.

O senador lamentou que o projeto, apresentado há cinco anos, “esteja paralisado em alguma comissão do Senado”. A última tramitação da proposta, datada de outubro de 2011, foi o encaminhamento ao gabinete do relator, senador Lobão Filho (PMDB-MA), para elaboração de voto a ser apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- Depois a gente acha estranho quando o povo vai para as ruas. Nós engavetamos um projeto desse alcance por oito anos, até aqui – e é capaz de continuar, porque é capaz de essa minha fala não dar resultados –, negando essa tribuna para que algumas pessoas do povo venham a usá-la – afirmou, acrescentando que a proposta que fizera no dia anterior é “mais simples e mais imediata”, não necessitando mudanças no Regimento. Ele quer apenas que participantes das recentes manifestações populares sejam convidados a falar da tribuna.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque quer ouvir jovens manifestantes em sessão no Senado

Cristovam Buarque quer recursos do petróleo e etanol para a educação

Cristovam Buarque propõe vigília para discutir problemas do Senado

Cristovam Buarque quer esclarecer retorno de Sean Goldman aos Estados Unidos

Cristovam Buarque quer que recursos dos 'royalties' seja usado em educação e inovação

Cristovam Buarque quer presidente Lula à frente de debate nacional sobre destino de recursos do petróleo