Cristovam Buarque vê incompetência e falta de planejamento no setor elétrico
Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a falta de planejamento e de competência do governo são responsáveis pela crise no setor de energia no Brasil, cuja economia também padece com a incapacidade de inovação e o excesso de burocracia.
- Não demos ênfase à busca de fontes alternativas, como eólica e solar. Acreditamos na inesgotabilidade do potencial hídrico. Não há incentivo à produção de painéis solares no país, que importa tecnologia. Cometemos o erro de incentivar o consumo, quando o mundo inteiro procura reduzir - afirmou.
Cristovam disse que o governo descapitalizou o setor energético pela redução da tarifa, o que exigirá uma injeção brutal de recursos do governo federal, com o conseqüente aumento futuro da inflação, endividamento ou desvio de dinheiro de prioridades mais importantes para o setor elétrico.
Cristovam classificou o setor elétrico de “velho, arcaico, ineficiente e arriscado”, e disse que a Petrobras e a Eletrobrás estão sendo manejadas com fins imediatistas pelo governo, reforçando no mercado suspeitas de degradação e de manipulação de informações e de contas das estatais.
Cristovam também apontou “arrogância” por parte dos representantes do governo, que, segundo ele, agem movidos pela “euforia e pelo deslumbramento” ao controlar o preço dos derivados do petróleo.
- Inflação não se controla com mão política. A conta vai chegar, quebrando o controle que não se sustenta por muito tempo, e ameaçando a situação da Petrobras. A política tem drenado o cofre da estatal, impedida de alinhar preços com o mercado internacional – afirmou.
20/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geraldo Cândido denuncia falta de planejamento no setor elétrico
Cristovam Buarque diz que Rio+20 fracassou por falta de ousadia
Cristovam Buarque : "Leonel Brizola faz falta ao Brasil"
Cristovam Buarque critica falta de investimentos em ciência e tecnologia
Alencar critica falta de investimentos no setor elétrico
Hartung alerta para falta de investimento no setor elétrico