Hartung alerta para falta de investimento no setor elétrico



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) disse nesta segunda-feira (dia 26) que o real problema da anunciada escassez de energia elétrica no país não resulta da falta de chuvas, mas da falta de investimentos no setor. Hartung referiu-se a requerimento por ele apresentado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e ainda não apreciado, convidando o ministro das Minas e Energia, José Jorge, para debater com os parlamentares a situação do setor de energia elétrica. "A situação é grave e não vamos corrigi-la com remendos", afirmou.

Hartung lembrou também que já apresentou sugestões para minimizar um eventual racionamento de energia, como o cancelamento das privatizações em curso, a aceleração dos projetos de construção de usinas termelétricas e a adoção de um plano ousado de aproveitamento das pequenas quedas d"água que existem em todo o Brasil.

O senador convidou os demais senadores para audiência pública com o presidente da Petrobrás, Henri Phillipe Reichstul, que ocorrerá nesta terça-feira (dia 27), pela manhã, no plenário do Senado. O objetivo, disse, é esclarecer as causas e responsabilidades pelos vários acidentes em instalações da empresa, especialmente o afundamento da plataforma marítima P-36.

26/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino alerta para crise no setor elétrico

João Vicente Claudino alerta para falta de investimento em educação

Alencar critica falta de investimentos no setor elétrico

Cristovam Buarque vê incompetência e falta de planejamento no setor elétrico

Geraldo Cândido denuncia falta de planejamento no setor elétrico

Problemas no setor elétrico aumentam custos e exigem mais investimento em fontes renováveis