Cristovam chama a atenção para o "parlamento dos internautas"



Em aparte a discurso do senador Paulo Paim (PT-RS), nesta sexta-feira (6), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu que o Parlamento discuta sua atuação com o advento da Internet. Para Cristovam, o papel do Congresso Nacional poderá ficar obsoleto se não houver sintonia na relação entre os eleitos e os eleitores, uma vez que os cidadãos já começam a discutir temas nacionais entre si por meio da Internet - o que poderia levar a uma "democracia direta".

Cristovam contou que essa também é a posição do presidente do Senado, José Sarney. Segundo o parlamentar pelo DF, Sarney disse a ele, numa conversa sobre a crise de credibilidade por que passa o Congresso: "nós não entendemos ainda o papel da Internet na consolidação da democracia direta que há hoje no mundo".

- A democracia hoje não dá ao Parlamento a exclusividade de parlamentar. Hoje todos parlamentam entre eles através da Internet. Existe um imenso parlamento que é o parlamento dos internautas. Esse parlamento dos internautas exerce uma pressão aqui sobre nós e nós não estamos sabendo ainda como administrá-lo bem. Por isso estamos ficando irrelevantes - ponderou Cristovam.

O aparte ocorreu após Paim ter feito um agradecimento aos cidadãos que entram em contato com ele por meio de correio eletrônico, mensagens em seu blog ou no site de relacionamentos Orkut, bem como por fax, carta ou telefone. Essas pessoas, disse Paim, sugerem projetos de lei e questionam posições adotadas pelo senador ou, ainda, elogiam sua atuação.

Paim informou que, em 2008, recebeu 11.755 mensagens via Voz do Cidadão, cerca de cinco mil e-mails por semana, 4.500 cartas, três mil convites para eventos, bem como 2.471 postagens no blog e muitas mensagens no Orkut - neste veículo, o senador não realizou o levantamento quantitativo. Desde o início do ano até a quinta-feira (5), contou, já recebeu uma média de sete mil e-mails por semana, 540 cartas, 350 mensagens via Voz do Cidadão, 150 convites para eventos e 2.509 postagens no blog.



06/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam chama a atenção para "cegueira educacional"

Cristovam chama a atenção para "deficiência moral"

Cristovam chama atenção de autoridades para responsabilidade em relação a massacre no RJ

Cristóvam diz que omissão é o que mais chama atenção na onda de violência

Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos

Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar