Cristovam pede a senadores que se candidatem à Presidência da República



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs, como forma de o Senado Federal "sair da paralisia", que os senadores se assumam pré-candidatos à Presidência da República. Ele parabenizou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM), por ter anunciado sua pretensão de disputar o cargo.

- Com toda franqueza, dificilmente o senador Arthur Virgílio terminará suplantando a força de São Paulo e Minas Gerais, mas ele prestou um serviço ao Senado e ao Brasil ao se lançar candidato. Espero que leve a sério e que traga para cá a disputa e o projeto dele - disse, cobrando de Arthur Virgílio a discussão de suas propostas em Plenário.

O representante do DF lembrou que há no Senado ex-governadores, ex-prefeitos e até ex-presidentes da República.

- São 81 líderes nacionais. Por que não há aqui candidatos a presidente? Estaríamos discutindo aqui os destinos do país - afirmou.

Ele citou os nomes dos senadores Paulo Paim (PT-RS), José Agripino (DEM-RN), Kátia Abreu (DEM-TO), Marco Maciel (DEM-PE), Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Mão Santa (PMDB-PI), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) como possíveis pré-candidatos a presidente.

Em aparte, o senador Mão Santa sugeriu que Jarbas Vasconcelos fosse o candidato do PMDB. Já Paim parabenizou Cristovam pelo discurso e disse que o senador pelo DF também é um grande candidato. Cristovam respondeu que não se eximia da candidatura e lembrou ter disputado a última eleição.

O senador Adelmir Santana (DEM-DF) parabenizou essa candidatura de Cristovam, lembrando que ele cumpriu o objetivo de sua campanha, conscientizando a Nação brasileira da necessidade de colocar a educação como tema prioritário. Também em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) informou que irá apresentar um projeto de lei que determina a quebra de sigilo bancário de todos ocupantes de mandatos eletivos. Da presidência da sessão, o senador Alvaro Dias agradeceu ter sido citado por Cristovam.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam MP que abriu crédito extraordinário para ministérios, Presidência da República e Justiça Eleitoral

Cristovam pede a Renan que renuncie à Presidência

Cristovam pede que senadores votem caso Renan de forma consciente

Wellington Salgado diz que maioria dos senadores apoia Sarney. Cristovam pede renúncia

Renan assume Presidência da República

Sarney não deve assumir a Presidência da República