Cristovam pede punição de autores de incêndio na UnB



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu em Plenário nesta quinta-feira (29) a punição dos responsáveis por incêndio em alojamento de estudantes africanos na Universidade de Brasília (UnB). Segundo o senador, o fato demonstra que há um recrudescimento do preconceito racial no país. Reportando-se a acontecimentos semelhantes no Distrito Federal, disse que tem havido "uma certa acomodação da sociedade" com atos violentos em função da discriminação de raças.

- Isso não é um fato isolado. Foi assim com o índio Galdino - recordou, referindo-se à morte de um índio da nação Pataxó, morto em 1997 na madrugada de Brasília em conseqüência de queimaduras provocadas por rapazes de classe média com o uso de produto inflamável.

Ainda segundo Cristovam, é comum na capital federal embaixadores de países africanos e visitantes estrangeiros serem xingados e agredidos de forma discriminatória nas ruas por serem negros. Por outro lado, ressalvou, estudantes da própria UnB já se manifestaram contra o ato violento nos alojamentos da universidade, supostamente praticado por grupos preconceituosos.

- De qualquer forma, não podemos jogar esse problema debaixo do tapete. Vai demorar para acabar com o preconceito diário no Brasil, mas devemos começar punindo com rigor os responsáveis - finalizou.



29/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem punição a autores de violência contra índios

Comissão pedirá punição para autores de crimes contra índios nos anos 60

Cristovam exige punição aos responsáveis por fraudes no Ministério do Trabalho

Cristovam defende punição para envolvidos com atos secretos

Randolfe pede combate a incêndio em reserva ambiental no Amapá

Ana Amélia pede investigação rápida do governo sobre incêndio na Antártica